Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍCIA
Terça - 02 de Agosto de 2016 às 15:16
Por: Redação TA c/ PJC - MT

    Imprimir


Foto: Divulgação
Duas empresas despachantes do município de Pontes e Lacerda (448 km a Oeste) foram alvos de busca e apreensão, na manhã desta terça-feira (02.08), na operação denominada “Banker”, desencadeada pela Delegacia Fazendária com apoio da Delegacia de Polícia do município, para apurar crimes de falsidade ideológica e  estelionato.

A investigação iniciou há oito meses com denúncias dos proprietários de empresas sediadas uma em Contagem, Minas Gerais, e outra no Estado do Paraná, que descobriram pagamentos fraudulentos de tributos do Estado de Mato Grosso, especialmente o IPVA e o ICMS.

De acordo com o delegado Anderson Veiga, que preside a investigação, os  pagamentos fraudulentos eram feitos por administradores e empregados das  empresas Junior Despachante e Sella Despachante, ambas de  Pontes e Lacerda,  desde o ano de 2014, via internet banking, causando prejuízo da ordem de R$ 100 mil às empresas dos dois estados, que tinham os tributos descontados de suas contas jurídicas.

Na investigação, a Polícia Civil identificou vários beneficiários dos pagamentos irregulares. Os tributos, sendo em maior quantidade o IPVA, eram descontados das contas jurídicas das empresas, depois que foram clonadas por infecção de  algum tipo de código malicioso (vírus) na web.

Durante as buscas foram “colhidos elementos de provas para posterior análise e prosseguimento das investigações”, informou o delegado Anderson Veiga.O termo “Banker” é usado para classificar pessoas que agem como hacker para invadir bancos por meio da internet.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/650/visualizar/