Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Segunda - 31 de Agosto de 2015 às 08:33
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 O deputado Sebastião Rezende (PR) apresentou projeto de lei sobre a obrigatoriedade de comunicação, aos conselhos tutelares, do registro de entrada, em unidades de saúde em Mato Grosso, de crianças e adolescentes, entre 12 a 18 anos com suspeita ou confirmação de usos de drogas lícitas ou ilícitas.

A proposta prevê que hospitais, clínicas, ambulatórios e os centros de saúde públicos comuniquem o conselho tutelar da região pertinente, nos casos confirmados ou suspeitos de uso álcool e outras drogas onde estejam envolvidas crianças e adolescentes.

O parlamentar apresentou o projeto devido aos estudos que revelam que cada vez mais cedo, adolescentes e jovens têm contato com álcool e, posteriormente, muitos se tornam dependentes químicos, além de haver progressão no consumo de doses para atingir o efeito desejado.

O assunto é de grande preocupação entre profissionais da saúde e educação. “O uso precoce da substância está associado à várias complicações para saúde, tais como prática de sexo sem proteção, aumento no índice de gravidez indesejada, aumento do risco de dependência química de álcool na idade adulta, acidentes de trânsito, queda no desempenho cognitivo e escolar, entre outros”, justifica.

O objetivo é oferecer respaldo aos menores, que por iniciativa própria ou involuntariamente, provenientes de festas ou não, apresentarem sintomas alcoólicos passiveis de atendimento médico em hospitais, clínicas, centros de saúde, pronto atendimentos e assim os conselho tutelares possam tomar providências na forma do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/6521/visualizar/