Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
AGRICULTURA FAMILIAR
Terça - 02 de Agosto de 2016 às 10:31
Por: Redação TA c/ Gcom - MT

    Imprimir


Foto : Henrique Pimenta
A Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários de Mato Grosso (Seaf-MT), realizou durante o final de semana, ações para incentivar a cadeia produtiva do leite e do café na região Noroeste do estado.

Foram entregues 12 resfriadores de leite para seis municípios, além do lançamento do programa de revitalização da cultura do café, o Pró-Café Mato Grosso.

As entregas dos resfriadores, com capacidade de armazenamento de mil e dois mil litros de leite, foram feitas nos municípios de Aripuanã e Juara. Além destes municípios, os equipamentos beneficiarão os produtores de Colniza, Castanheira, Novo Horizonte e Tabaporã, com investimento de aproximadamente R$ 100 mil.

“É uma determinação do governador Pedro Taques que sejam beneficiadas, nessas entregas, associações e cooperativas que estejam organizadas e que haja vocação produtiva por parte dos agricultores familiares beneficiados.

Além do café, percebemos aqui no Noroeste boa atividade na bacia leiteira e o Estado está chegando na ponta pra atender o pequeno”, comentou o secretário de Agricultura Familiar, Suelme Fernandes.

Os resfriadores foram adquidiros por meio de convênio federal antigo, firmado entre o Ministério de Agriucultura, Pecuária e Abastecimento e a Seaf, que fez a gestão administrativa, licitou e deu a contrapartida para a compra.

“A Seaf tem utilizado o recurso público de forma racional, fazendo licitações por pregão eletrônico com vantagem de abrir concorrência para o Brasil todo, buscando o menor preço. O processo é impessoal, pois a comissão de licitação não tem contato com as empresas”, explicou Vanessa Queirós, secretária adjunta de Administração Sistêmica da Seaf.

Todos os resfriadores possuem adesivagem personalizada de orientação para que a população fiscalize o uso do bem público, que tem emprego exclusivo para a agricultura familiar. Para denunciar o uso inadequado dos equipamentos, utilização em propriedades particulares ou fins pessoais, o cidadão pode discar gratuitamente para o número 162, na Ouvidoria do Estado, e fazer a denúncia.

Pró-Café

Durante a viagem ao Noroeste, o governador Pedro Taques aproveitou a ocasião para lançar oficialmente o programa de revitalização da cultura do café, o Pró-Café Mato Grosso. O programa é desenvolvido pela Seaf, com apoio da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer).

Em 2016, o Governo de Mato Grosso investirá R$ 1.111.856,90. Serão contemplados os municípios de Alta Floresta, Carlinda, Nova Bandeirantes, Nova Monte Verde, Aripuanã, Colniza, Cotriguaçu, Juína, Rondolândia e Tangará da Serra.

A meta do programa é que a produção salte de oito para 20 sacas de café por hectare plantado, e alcance, em 2018, o número de 300 mil sacas. Para isso, diversas ações são realizadas, como cursos de capacitação, acompanhamento técnico, fornecimento de mudas e fertilizantes com maior capacidade produtiva (BRS Ouro Preto Embrapa), reestruturação de viveiros e implantação de unidades de aprendizagem.

 





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/661/visualizar/