Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADANIA
Sexta - 21 de Agosto de 2015 às 14:21
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 O Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por meio do Centro de Acompanhamento Psicossocial da Execução Penal (Ceaps) da Promotoria de Justiça de Rondonópolis, concluiu esta semana, mais um curso de qualificação realizado na Cadeia Feminina do município. Desta vez, a certificação foi destinada 18 recuperandas que concluíram o curso de Bordado em Tecido e Cordão. As aulas foram ministradas pelo Senac.

De acordo com o promotor de Justiça Henrique Schineider Neto, as atividades de ressocialização são desenvolvidas em parceria com o Poder Judiciário, Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH), Fundação Nova Chance (FUNAC), Senac, Pastoral Carcerária e Movimento de Cursilho de Cristandade. Além da ressocialização e qualificação profissional dos recuperandos que cumprem pena em regime fechado, a iniciativa também possibilita à remição de pena.

“Em dois anos, o Ceaps já promoveu, na Cadeia Feminina, outras ações de qualificação em várias áreas, como Salgadeiro, Instalador de Revestimento Cerâmico e Manicure, com média de 20 alunas por curso. Ao participar dos cursos profissionalizantes, as recuperandas também estão tendo a oportunidade de realizar o trabalho externo, na empresa Odebrecht”, informou o promotor de Justiça.

Atualmente, a Cadeia Feminina de Rondonópolis mantém 88 internas, entre condenadas e provisórias. “Estamos buscando uma maneira para viabilizar a comercialização dos produtos confeccionados pelas recuperandas como uma forma de garantir que essas mulheres provedoras possam contribuir para o sustento de suas famílias”, acrescentou o promotor de Justiça.

CEAPS - O Ceaps já atendeu mais de 300 recuperandos desde o início das atividades. As ações também são voltadas para o atendimento e acolhimento do recuperando em cumprimento de pena em regime semiaberto e aberto. Eles são encaminhados para os diversos serviços da Rede, como para tratamento do uso e abuso de substâncias psicoativas e oferta de cursos profissionalizantes. Também são realizados atendimentos aos familiares. Para os recuperandos em regime fechado são ofertados cursos na Penitenciária da Mata Grande e Cadeia Feminina.




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/6703/visualizar/