Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Sexta - 21 de Agosto de 2015 às 13:55
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


Uma nova opção para auditoria popular estará disponível nas eleições municipais 2016, o QR Code.  Ao final da votação, todas as urnas emitem o seu boletim de votos (BU), documento impresso e fixado próximo à urna, onde é apontado quantos votos cada candidato recebeu naquela seção. É comum os fiscais partidários anotarem estes dados. Nas eleições de 2016, o BU contará com um QR Code, para que estes fiscais, ou qualquer eleitor interessado, possa escanear e armazenar estes dados em seus dispositivos móveis (smartphones ou tablets).

“Esta é uma novidade que busca tornar o sistema de votação ainda mais transparente. Mato Grosso contará com esta ferramenta que facilita e torna mais ágil o controle popular”, destacou a desembargadora presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), Maria Helena Póvoas. A alteração não terá custos para a Justiça Eleitoral, já que o uso do Código QR é livre de qualquer licença.

Cabe destacar que o BU já é disponibilizado na internet após o resultado da eleição, o que permite conferir se a informação fornecida pela seção eleitoral é a mesma consolidada na totalização do resultado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

No caso do QR Code, um aplicativo da Justiça Eleitoral vai ser desenvolvido para permitir a decodificação, facilitando o entendimento das informações. O app será um dos novos aplicativos para sistemas operacionais iOS e Android, entre vários que serão oferecidos pela Justiça Eleitoral para as eleições de 2016.

Atualmente é possível baixar aplicativos que permitem consultar informações sobre candidatos, pesquisar locais de votação e pontos de entrega da justificativa eleitoral, além de acompanhar, em tempo real, a apuração dos votos. A inclusão do Código QR nos Boletins de Urna foi aprovada pelo Grupo de Trabalho (GT) do Ecossistema da Urna Eletrônica. O aplicado será desenvolvido para todo o país pelo TRE do Acre em parceria com o Grupo de Trabalho (GT) Mobile.




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/6705/visualizar/