Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
AGRICULTURA FAMILIAR
Segunda - 17 de Agosto de 2015 às 13:08
Por: Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


Presidente da gleba, José Menezes de Oliveira, agradeceu o empenho e trabalho realizado pela equipe da Prefeitura
Presidente da gleba, José Menezes de Oliveira, agradeceu o empenho e trabalho realizado pela equipe da Prefeitura
A Prefeitura Municipal de Várzea Grande realizou no sábado (15), duas importantes ações em comunidades rurais do município. O primeiro evento foi realizado no Assentamento Sadia I, onde foram entregues dois resfriadores de leite que irão compor o conjunto de maquinários do Laticínio Coopergrande. A segunda ação foi realizada na comunidade de agricultura familiar Gleba São José da Vista Alegre, com a entrega de Cadastro Ambiental Rural (CAR) para 70 famílias. As ações visam fortalecer e fomentar a agricultura familiiar no município.

No assentamento rural Sadia I, o vice-prefeito Arilson Costa Arruda e a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Helen Ferreira, assinaram o termo de concessão dos resfriadores de leite.  “A administração municipal não tem medido esforços para que o produtor rural possa ter meios de subsistência assegurados, e a entrega desses maquinários irá fortalecer ainda mais a operacionalização dos produtos feitos por este laticínio. A Coopergrande é um exemplo de que a agricultura familiar está dando certo”, destacou Arilson Arruda.

O presidente da Coopergrande, Valdeon Ferreira, lembrou que a criação do laticínio foi uma grande conquista dos moradores do Assentamento Sadia I. “Com os resfriadores vamos aumentar a produção e ampliar os recursos para novos investimentos, e isso está sendo possível devido ao apoio que agora temos da prefeitura”.

Já na Gleba Vista Alegre, a secretária de Meio Ambiente disse que a regularização fundiária é uma demanda que requer especial atenção, uma vez que o pequeno produtor só terá acesso aos programas de crédito federal se estiver munido do documento. "Resolvido isso, já fica mais fácil para o produtor se organizar, estabelecer metas e projetos para expandir sua produção, além de promover melhorias”.

Helen Ferreira lembrou ainda que na Gleba Vista Alegre ainda existem famílias que não receberam o Cadastro Ambiental Rural, mas que os técnicos da Secretaria de Meio Ambiente continuarão fazendo o mapeamento das áreas e das famílias existentes no local. “Pedimos que os moradores ajudem a nossa equipe de trabalho e que forneça todas as informações necessárias para que possam acelerar o processo de regularização, contemplando as demais famílias da localidade”.

O presidente da gleba, José Menezes de Oliveira, agradeceu o empenho e trabalho realizado pela equipe da Prefeitura, e disse que a comunidade tem recebido apoio da atual administração. “Com o documento em mãos teremos facilidade no acesso a financiamentos para a agricultura familiar”, comemorou. 




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/6837/visualizar/