Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍCIA
Sexta - 14 de Agosto de 2015 às 16:14
Por: Redação TA c/ assessoria

    Imprimir


PJC/MT
Vítima reconheceu os adolescentes H.A.S e V.Z
Vítima reconheceu os adolescentes H.A.S e V.Z
A esposa do tenente-coronel da Polícia Militar, Helton Wagner Martins, assassinado em Sinop (500 km a Leste), foi ouvida pelo delegado Marcelo Carvalho, na tarde de quinta-feira (13.08) e afirmou que o militar não reagiu, contrariando afirmação dos três menores autores do assalto que resultou na morte do PM e ferimento de sua mulher. O crime aconteceu no começo da noite de sábado, 8 de agosto.

Os assaltantes, sendo três menores com idades entre 15 e 16 anos, e o maior Ronaldo Faleiro, 23 anos, foram apreendidos e preso poucas horas depois do crime, pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf), da Polícia Judiciária Civil, de Sinop. "O delito todo foi elucidado em menos de 5 horas, com arma do crime e o veículo apreendidos", disse o delegado da Derf, Marcelo Carvalho, que reforçou a participação do serviço de Inteligência da Polícia Civil de Sinop,  apoio dos delegados Pablo Borges, de Sorriso, Ugo Angelo Rech de Mendonça, adjunto da Derf, e do delegado Sérgio Ribeiro, junto com as equipes de investigadores e escrivães, das unidades.

O menor, V.Z., de 15 anos, e executor dos tiros que mataram o militar, foi encontrado na casa da avó, no município de Santa Carmem (531 km ao Norte) junto com arma do crime. Os três outros envolvidos foram encontrados em Sinop. A caminhonete usada pelos infratores, vista pelos vizinhos rondando o bairro, também foi apreendida.

Ainda muita abalada, C.M.M, esposa do militar, prestou declarações na unidade hospitalar, onde está internada, em Sinop. Ela contou, que por volta das 18h30, daquele sábado, estava com o marido na frente da residência, no bairro Jardim Maringá II, regando a grama, quando viu um rapaz correndo e falou para o marido "corre que é assalto. Ela contou que entrou na casa e em seguida o marido chegou rendido por três rapazes armados.

Segundo a vítima, na casa estava ela, o marido, seus dois filhos de cinco e 16 anos, e a sobrinha de 16 anos. O militar e as crianças foram colocados dentro do quarto do meio, sendo vigiados por um dos assaltantes, e ela foi colocada no chão da cozinha enquanto um dos suspeitos juntava objetos da casa. Depois, conforme a vítima, foi arrastada pelos cabelos até o quarto onde estavam os demais membros da família. Instantes depois, o suspeito que vasculhava a casa encontrou a farda do militar dentro do armário, no quarto do casal e gritou "mata esse ....que é polícia".

Logo em seguida o menor, V.Z., entrou pegou a arma do comparsa e atirou na direção do militar. Para protegê-lo, a vítima contou que se colocou na linha de frente dos disparos, sendo atingida por um tiro no braço direito. Mesmo assim, contou a vítima, o adolescente continuou atirando e seu marido saiu agachado para tentar evitar que os tiros acertassem nos filhos. Ela conta que o marido caiu no corredor e os assaltantes fugiram correndo. Em seguida, foi até o marido e o encontrou caído no corredor e ainda tentou socorrê-lo no colo e seu filho mais correu para pedir socorro.

A vítima reconheceu os adolescentes H.A.S e V.Z e arma de fogo apreendida, como uma das armas usadas pelos infratores.

O delegado Marcelo Carvalho informou que o inquérito policial deve ser encaminhado à Justiça, na próxima semana. Os menores irão responder ato infracional de latrocínio consumado e tentativa de latrocínio e o maior pelos mesmos crimes e corrupção de menor. "Os adolescentes estão no presídio feminino, numa ala para adolescente. Hoje tem uma audiência para o juiz determinar a internação. O maior está na penitenciária Osvaldo Florentino", disse.

O tenente-coronel PM Helton Wagner Martins atuava há 7 anos em Sinop e tinha 22 anos de carreira na Polícia Militar de Mato Grosso.  A Secretaria de Segurança Pública emitiu nota afirmando que não aceitará ataques a policiais, que são o seu maior patrimônio, e prestará todo o apoio necessário à família do militar.

 





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/6870/visualizar/