Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Quinta - 13 de Agosto de 2015 às 16:09
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 O deputado Emanuel Pinheiro (PR) apresentou projeto de lei que propõe testagem rápida e específica para a dengue, para confirmação de diagnóstico. A análise deverá ser realizada em todas as unidades e serviços de saúde de Mato Grosso, nas redes públicas e privadas. 

Consta ainda que a Secretaria de Estado de Saúde poderá disponibilizar cursos de capacitação e treinamento em diagnóstico e tratamento dos casos de dengue, dirigidos aos profissionais de saúde da rede própria, além de incentivar, fiscalizar e padronizar cursos dirigidos aos profissionais das unidades de saúde privadas.

“A rapidez no diagnóstico da doença minimiza o risco de complicações, como febre hemorrágica ou a síndrome do choque”, disse o parlamentar.

“Desse modo, o tratamento se torna menos oneroso para o Estado, além de proporcionar uma inserção correta de dados na Vigilância Epidemiológica, a partir do real diagnóstico da doença”, lembrou Pinheiro.

É necessário, segundo o deputado, que, nas unidades de saúde estaduais, além de profissionais capacitados para diagnóstico e tratamento da doença, haja condições adequadas de atendimento, sendo disponibilizados os instrumentos necessários, de forma a possibilitar o diagnóstico rápido ao acompanhamento dos atingidos pela doença.

“O diagnóstico precoce e o estabelecimento de tratamento eficaz contribuem para a diminuição da letalidade da dengue, uma vez que evita o aparecimento de co-morbidades”, afirmou ele.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/6872/visualizar/