Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Quinta - 13 de Agosto de 2015 às 11:00
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 Deputados estaduais de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia decidiram criar o Parlacentro, que deve reunir seis estados para discutir temas conjuntos da região centro-oeste, além de Rondônia da região norte.

Durante as comemorações dos 180 anos da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, ontem (12), os parlamentares discutiram durante toda à tarde, a formação do bloco.

Presidente da Casa de Leis, Guilherme Maluf (PSDB), afirmou que serão convidados, os deputados de Goiás, Tocantins e Distrito Federal.

Nas seis Assembleias Legislativas, a proposta é que sejam criadas Comissões Permanentes com cinco deputados estaduais em cada estado para discutir assuntos comuns a região, como o ICMS, meio ambiente, logística, turismo e no caso de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia, segurança das fronteiras.

Apesar da maioria dos deputados estaduais preferirem o nome “Parlacentro”, na próxima reunião, que já foi programada para acontecer em Mato Grosso do Sul, será definido o nome do grupo, pois outros parlamentares defendem que seja “Parlamento do Centro Norte”.A confirmação do nome já deverá ocorrer com a participação dos seis estados. 

A proposta de criação do grupo surgiu com o fórum dos governadores do Brasil Central, que teve a segunda reunião realizada na última sexta-feira (7), no Palácio Paiaguás.

Na oportunidade, o governador Pedro Taques (Sem partido) convidou os presidentes das Assembleias Legislativas dos seis estados para participarem do evento, e lembrou que será elaborado um projeto de lei em conjunto para tramitar nas Casas de Leis com o objetivo de normatizar as ações do fórum.

“Lançamos a ideia da construção de uma comissão reunindo as Assembleias Legislativas dos estados, para trocarmos experiências sobre assuntos comuns e avançarmos nas legislações. É uma união que visa à melhoria da qualidade de vida do cidadão, pois o parlamento unido, é mais forte. Estamos criando esse grupo a exemplo da união do Fórum Brasil Central que reúne os governadores”, disse Maluf.

Maluf destacou o pantanal e a fronteira, que precisam ser discutidos conjuntamente com Mato Grosso do Sul, e somando os outros estados em temas relevantes como a questão tributária, o meio ambiente, como o Cadastro Ambiental Rural (CAR).

“Isso pode fazer com que nossa região prospere e tenha legislação mais eficiente para que os estados possam implantar políticas públicas de qualidade”, defende.  

Coordenador dos trabalhos da comissão em Mato Grosso do Sul, o deputado Paulo Corrêa (PR) afirmou que a iniciativa é inédita. “Fizemos uma agenda positiva e propositiva, criar a comissão permanente das casas para auxiliar no projeto que começou no Brasil Central e avançar nos assuntos comuns nas casas legislativas, trocar experiências e propor legislações conjuntas”.

180 ANOS
No período da manhã, foi realizada uma sessão especial para comemorar os 180 anos da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, no teatro Zulmira Canavarros, evento que contou com a participação do governador de Mato Grosso, Pedro Taques e de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB).        

A coordenação das festividades foi dos deputados Wancley Carvalho (PV) e Wilson Santos (PSDB). Eles, juntamente com os colegas sul-mato-grossenses, participarão de uma extensa programação ao longo desse dia.

Após a reunião de trabalho, os parlamentares dos três estados acompanharam apresentações culturais no Teatro do Cerrado.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/6887/visualizar/