Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Quinta - 13 de Agosto de 2015 às 08:21
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 Em uma reunião organizada no camarim do Teatro Zulmira Canavarros, anexo à Assembleia Legislativa, em Cuiabá,  o governador Pedro Taques (sem partido) reconheceu os problemas da segurança pública em Sinop, citou a redução nos índices de criminalidade e se comprometeu em ir ao município na próxima quinta-feira (20), para debater com a população e elaborar, junto ao prefeito local,  ações emergências para ajudar na prevenção de crimes e capacitação de menores infratores. O debate, muitas vezes acalorado, reuniu o secretário de Estado de Segurança Pública, Mauro Zaque,  o comandante geral da Polícia Militar, Zaqueu Barbosa, os deputados estaduais Dilmar Dal’ Bosco (DEM), Baiano Filho (PMDB), Silvano Amaral (PMDB) e  Zé Carlos do Pátio (SDD), e seis dos 15  vereadores municipais.

Apontando índices concretos que demonstram a redução da violência em Sinop, sendo 30% de diminuição no número de roubos, 45% dos homicídios e 40% dos furtos, o governador reconheceu que o assassinato do tenente-coronel Helton Wagner Martins aumentou a sensação de insegurança no município, mas enalteceu a rápida ação das polícias na resolução do caso e na prisão dos envolvidos, afirmando que,  sem ação do Poder Judiciário estadual, esses menores logo estarão de volta às ruas.

“Faz apenas sete meses que substituí uma administração incompetente e corrupta, mas nesse período fizemos mais ações positivas que os últimos três anos da administração passada. Tenho consciência que precisamos de mais efetivo policial, já que temos hoje o mesmo número de homens do governo Jayme Campos, de 1994, mas é necessário um pouco mais de tempo e recurso. Estamos trabalhando em um projeto estratégico para reduzir os índices em todo Mato Grosso, porque esse problema é geral. Nós vamos resolver a questão da Segurança, meu governo é de quatro anos, não de sete meses”, bradou.

O chefe do Executivo afirmou que  já está estudando algumas ações para redução da criminalidade, entre elas o  chamado "Pacto Pela Vida", que estabelece uma série de ações em parceria com o Judiciário estadual,  o Batalhão Digital, ações ostensivas permanentes e também novos concursos públicos para contratação de efetivo. Ele citou ainda dois Decretos publicados no primeiro semestre de 2015,  que já surtiram resultados positivo para a segurança, o primeiro deles promoveu a unificação dos bancos de dados das polícias em todo mato Grosso e o segundo a junção dos comandos civil e militar.

“A prefeitura municipal de Sinop precisa entrar nesta luta, o que ela tem feito? Eu vou a Sinop para conversar com o prefeito e elaborar uma estratégia juntos. Para promover os avanços que a segurança pública necessita é preciso verba, dinheiro. Para isso, precisamos do apoio da Assembleia Legislativa. Encaminhaqreistarei encaminhando o Parlamento Estadual uma nova reforma administrativa, e conto com a rápida votação dessa proposta”, cobrou, obtendo resultado positivos dos parlamentares presentes

O deputado estadual Dilmar Dal’ Bosco ressaltou a falta de compromisso do governo Silval com a segurança pública, lembrando que os 600 PM empossados no mês passado seriam revertidos à cobertura da Copa do Mundo de Futebol, mas houve atraso na formação desses homens. Ele criticou ainda o relapso dos antigos governos com as cidades do Nortão, lembrando que o crescimento social e econômico não refletiu em investimentos.  

“A irresponsabilidade do ex-governador era tanta, que ele chegou a afirmar que deslocaria bombeiros militar do interior para cobrir os eventos da Copa, o que causou um verdadeiro pânico na população do Nortão. Acredito no governo Taques e em suas propostas  e estamos aqui para cobrar dele e repassar os anseios da população, a fim de que esta situação seja, enfim, solucionada. Ele esta retomando o controle do estado, que nos últimos anos estava se curvando  à criminalidade" afirmou.

A reunião com o governador Pedro Taques será na próxima quinta-feira (20), na Câmara Municipal de Sinop. O horário ainda não foi confirmado pela assessoria do governador, que afirmou que o evento será aberto à população.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/6900/visualizar/