Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADANIA
Terça - 11 de Agosto de 2015 às 14:29
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


Representantes de todas as secretarias municipais da prefeitura de Várzea Grande realizaram nesta manhã (11) um trabalho de campo no entorno do bairro IKary. A localidade será a primeira a receber o mutirão de cidadania ‘Prati-cidade’ no dia 4 de setembro, das 8h às 17h. Na visita in loco todos puderam fazer os primeiros contatos com a comunidade e conhecer demandas da população, bem como, avaliar os locais que serão os pontos de atendimento do projeto como a Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Ruth Martins Santana, o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Izabel Antunes de Campos e a praça que fica em frente à escola.

O projeto foi idealizado pela prefeita Lucimar Sacre de Campos e cada mês estará em um ponto da cidade com o objetivo de ampliar a prestação dos serviços públicos municipais, integrar servidores com a comunidade e aproximar a administração municipal da realidade dos bairros mais periféricos da cidade. A partir do dia 4 de setembro uma região será atendida mensalmente por uma gama de serviços da administração pública.

A visita desta manhã foi coordenada pela secretária de Assistência Social, Kathe Martins, e proporcionou uma espécie de raio-x da estrutura disponível. “Conhecendo as bases que vão dar suporte à realização do Prati-cidade podemos fazer um esboço do aproveitamento dos espaços e dar a acomodação para os serviços que serão ofertados por cada secretaria”, explicou a secretária.

A ideia inicial é a de distribuir as ações do ‘Prati-cidade’ na escola, na creche e na praça. Cada representante das secretarias tomou nota das ações prévias que as pastas precisam fazer antes do mutirão ser realizado. A praça, que é o único ponto de lazer da comunidade e tem uma quadra coberta e um grande espaço de área verde, será revitalizada numa parceria entre as secretarias de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, Viação, Obras e Urbanismo e do Departamento de Água e Esgoto (DAE). Além do trabalho de limpeza e remoção de lixo e entulhos, a praça receberá iluminação, novas mudas de árvores nativas, pinturas e reparos.

As secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana e a de Viação e Obras, estão executando serviços de recolhimento de entulhos, de iluminação pública e tapa-buracos como ações que antecedem ao evento.

O presidente do bairro, Willer Santana, lembrou que há muitos anos a comunidade não recebi benefícios como esses que serão trazidos pelo ‘Prati-cidade’. “Vamos mobilizar toda a comunidade para o dia 4 de setembro”.

A moradora Ellen Nascimento Costa, hoje com 28 anos, mora no Ikaray desde os seis anos e lembra que o bairro tinha estrutura, como praça e asfalto. “Estávamos esquecidos e a população com a autoestima em baixa, sem motivação até mesmo para manter a frente da casa limpa. Tudo que a prefeitura fizer pelo bairro tenho certeza que a comunidade se comprometerá em ajudar a manter, especialmente a praça”. Ellen lembra que a rua principal, que liga o Capão Grande ao bairro São Gonçalo um dia foi pavimentada e que ela andava de patins. “O pouco que o bairro tinha se perdeu com o passar dos anos e tudo que queremos é recuperar a infraestrutura e a autoestima de cada morador. Minhas filhas estão crescendo aqui, é uma outra geração e quero que elas gostem do lugar onde vivem como eu gosto”.

Para democratização da ação entre o poder público e a população do Ikaray, a secretaria de Assistência Social, em conjunto com todo o secretariado municipal, vai promover no dia 20, às 19h, no salão da igreja católica local, a Assembleia Cidadã, com todos os moradores do bairro para integrar as ações e atender demandas mais urgentes e pontuais, bem como, por meio das lideranças e dos empresários do local, mobilizar todas as pessoas para participação no mutirão.

MUTIRÃO - Como destaca a secretária de Assistência Social, Kathe Martins, a expectativa inicial é de atingir de forma direta e indireta o maior número de moradores do bairro ‘sede’, e os vizinhos, como Jardim Novo Horizonte, Parque Nova Era, Santa Fé, Jardim das Flores e São Jorge.

No dia do mutirão ‘Prati-cidade’, serão ofertados entre vários serviços a emissão de documentos, assistência jurídica, oficinas de corte de cabelo, massoterapia e manicure, torneio esportivo, seleção de talentos, concursos literários, teatro infantil, limpeza urbana, reparos em geral, plantio de mudas, palestras de educação ambiental e de conscientização para um trânsito melhor, aferição de pressão, teste glicêmico, vacinação e diagnósticos do sistema de água e agosto da comunidade beneficiada.




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/6942/visualizar/