Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADANIA
Segunda - 03 de Agosto de 2015 às 15:41
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 A Prefeitura de Cuiabá e a empresa Porto Seguro, com o apoio de vários parceiros, realizam entre quinta-feira (06) e domingo (09), O Check Car Inspeção Veicular Grátis, na Arena Pantanal. Os serviços serão executados dentro de uma carreta que ficará estacionada próximo à piscina olímpica das 9h às 17h. Além da checagem sem nenhum custo de cerca de 80 itens do automóvel, o condutor poderá fazer uma série de exames para verificar sua saúde.

Pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostra que entre as causas de acidentes de trânsito 90% ocorrem por falha humana, 6% por falha mecânica do veículo e 4% em decorrência de problemas de engenharia (buracos na pista, sinalização deficiente, entre outros). O objetivo do “Check Car – Inspeção Veicular Grátis” é incentivar o motorista a cuidar de sua saúde e também a fazer periodicamente a revisão do seu veículo, contribuindo para a segurança viária, diminuindo, assim, os acidentes de trânsito.

Ao chegar ao local, o condutor fará um cadastro e em apenas 10 minutos será feito no carro um diagnóstico de itens de segurança, alinhamento, suspensão, luzes, bateria, alternador e emissor de poluentes. O motorista passará também por um check-up, que inclui a aferição da pressão arterial, níveis de glicose, exame oftalmológico e da coordenação motora e também receberá orientações de segurança. A previsão é que na quinta e sexta passem pelo atendimento de 60 a 80 veículos e no sábado e domingo de 100 a 200.

A ação conduzida pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) e a Porto Seguro tem o apoio do governo do Estado por meio da Secretaria de Cidades (Secides), Polícia Militar, Detran-MT, Secretaria Municipal de Saúde e Comitê pela Saúde no Trânsito.

 “Com esta campanha, temos a intenção de ajudar a diminuir este índice de acidentes causados pela falha mecânica do carro. Em Cuiabá, apenas a frota de automóveis chega a 200 mil veículos e esta é uma oportunidade para os motoristas fazerem um diagnóstico de itens essenciais dos seus carros sem pagar nada”, diz o secretário de Mobilidade Urbana, Thiago França.

Equipamentos inoperantes

 A prevenção de falhas em itens de segurança, além de evitar acidentes, também alivia o bolso do condutor, já que conduzir o veículo com equipamentos obrigatórios inoperantes ou ineficientes pode acarretar para o motorista uma multa por infração grave. Após o atendimento, o motorista recebera um laudo relatando os problemas detectados e será orientado para que procure uma oficina de sua confiança para corrigi-los.

Conforme Thiago França, a ideia é levar o condutor a um nível de consciência de que é importante que ele se cuide e que esteja preocupado com a revisão periódica do seu veículo. Automóveis que trafegam com pneus carecas, sem troca de óleo de freio, podem acabar desencadeando acidentes de transito, além de poluírem o meio ambiente se estiverem desregulados.

“É uma campanha educacional, de conscientização, para levar a sociedade a refletir que importante que ela faça a sua parte, que faça o dever de casa. O prefeito Mauro Mendes tem investido maciçamente em educação de trânsito, e temos desenvolvido uma série de medidas propositivas, com ações que visam à mudança de comportamento dos motoristas”, acrescentou o secretário.

MotoEducação

 Uma destas últimas ações votadas à segurança viária, realizada pela Prefeitura de Cuiabá e parceiros, ocorreu no último dia 25 de julho (um sábado), em frente ao Ginásio de Esportes do Verdinho, na Avenida do CPA. O Projeto ModoEducação fez o atendimento de 169 motociclistas (141homens e 28 mulheres) que, gratuitamente, entre 9h e 16h, fizeram a análise de 21 itens da moto. Eles também puderam fazer alguns exames, como a aferição de pressão, teste glicêmico e exame oftalmológico. O MotoEducacão contou com o apoio do Detran-MT, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Canopus Motos (Honda), Moto Forte Yamaha, Cooper Motos, Kawasaki Paddock Motos, Ótica Filó e Comitê pela Saúde no Trânsito.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/7100/visualizar/