Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADANIA
Domingo - 02 de Agosto de 2015 às 16:28
Por: Redação TA c/ assessoria

    Imprimir


Segundo sindicato mais antigo do Estado, que hoje representa mais de 30 mil trabalhadores da construção civil
Segundo sindicato mais antigo do Estado, que hoje representa mais de 30 mil trabalhadores da construção civil
O mês de agosto é de comemoração para o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil de Cuiabá e Municípios (SINTRAICCCM), que completa 78 anos de fundação este ano.

A festa de comemoração aconteceu dia 1º de agosto (sábado), com almoço dançante no “Complexo Social de Lazer Círio Nunes da Silva”, área de lazer localizada no bairro Barreiro Branco, em Cuiabá. A Banda Real Som e o Grupo Só Moage animaram a festa, que contou com a presença de aproximadamente 5.800 trabalhadores e seus familiares. Vários prêmios foram sorteados aos trabalhadores: Bicicletas, televisores e vários outros brindes surpresas fizeram a alegria do trabalhador (a).


Trata-se do segundo sindicato mais antigo do Estado, que hoje representa mais de 30 mil trabalhadores da construção civil em Cuiabá e Baixada Cuiabana.


Com o lema “A Casa é do Trabalhador, e a questão é Nossa”, a entidade se destacou na luta pela garantia de boas condições de trabalho para os operários empregados nas obras da Copa do Mundo de 2014, tendo integrado a campanha internacional sobre o tema, promovida pela Federação Internacional dos Trabalhadores da Construção e da Madeira (ICM) em todas as cidades-sede. O sindicato é filiado à ICM, que agrega 328 entidades sindicais e 12 milhões de membros em 130 países.

O sindicato integra o grupo internacional que discute estratégias de defesa do trabalho decente em mega-eventos esportivos.  Recentemente, o presidente do SINTRAICCCM, Joaquim Santana, esteve presente na 1ª Reunião Global do Grupo de Trabalho AD-HOC de Campanhas Esportivas da Internacional de Trabalhadores da Construção e da Madeira (ICM), na Suíça.

História


O SINTRAICCCM foi fundado em 1º de agosto de 1937 por Fenellon Muller. Seu primeiro presidente foi o José Avelino da Silva.


Joaquim Dias Santana explica que a entidade atua tanto em ações de articulação nacional e internacional em prol da garantia de direitos básicos dos trabalhadores, como em ações preventivas de saúde e segurança no trabalho.

Em setembro, dará continuidade às palestras de orientação sobre prevenção de acidentes de trabalho, em parceria com o grupo interinstitucional coordenado pelo juiz Paulo Brescovicci, do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-MT). “Estamos sempre nos canteiros de obra, atendendo às demandas dos trabalhadores da construção civil, com palestras, reuniões e outras ações”, explicou Santana.




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/7129/visualizar/