Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Domingo - 02 de Agosto de 2015 às 11:37
Por: Redação TA c/ assessoria

    Imprimir


Andréa Lobo/GCom-MT
Primeiro Encontro Mato-grossense de Lideranças Comunitárias
Primeiro Encontro Mato-grossense de Lideranças Comunitárias
O governador Pedro Taques participou no sábado (01.08) do primeiro encontro-mato-grossense de lideranças comunitárias. O evento contou com a participação de 500 pessoas, entre presidentes de bairros e de comunidades rurais, representantes de grupos de mães e de conselhos de segurança. Reconhecendo a importância dos líderes comunitários, Taques os homenageou ressaltando a importância destes grupos para o cidadão, os avaliando como pessoas que pensam muito além dos problemas pessoais e se dedicam a buscar benefícios para quem eles representam.

Garantindo que sua gestão atingirá todos os municípios e bairros, Taques assumiu o compromisso com as lideranças comunitárias de, juntos, transformarem o estado de Mato Grosso. “Nossa equipe não governa sozinha pedimos a ajuda dos líderes comunitários para chegarmos aos bairros, inclusive os mais longínquos, de forma organizada levando direitos ao cidadão. É uma democracia participativa e nossa ideia é fazer com que as pessoas que participem destes movimentos sejam ouvidas”.

O governador também listou algumas ações importantes que foram concretizadas durante os sete meses de sua gestão em áreas prioritárias que beneficiam diretamente a sociedade mato-grossense. Entre as ações citadas na área de saúde está a regularização do repasse para os municípios, a construção do hospital e pronto socorro de Cuiabá que atenderá pessoas de todo o estado em casos de alta complexidade, a entrega do hospital São Benedito que conta com recursos do Estado e o projeto de lei que aumenta o repasse mensal em 50% para o atendimento da atenção básica e primária nos municípios.

Na segurança foi destacada a posse de novos policiais, a entrega de 100 viaturas, que até o final do ano chegarão a mais de 300 veículos alugados para uso da policia civil e militar e a aquisição de 3.000 coletes a prova de balas. Também teve destaque o programa do estado que auxilia os municípios nas obras de pavimentação urbana e o projeto de construção de mais oito escolas profissionalizantes.

Responsável por atender os líderes comunitários, a secretaria adjunta de Relações Politicas do estado de Mato Grosso, ligada a Casa Civil, Paola Reis, diz que a transformação do governo parte do principio de dialogar com o cidadão. “Nós estamos com as portas do Palácio Paiaguás abertas para que cada um traga sua demanda, reivindicação para que Mato Grosso se transforme verdadeiramente em um Estado melhor para o cidadão”.

Militante de movimentos comunitários durante décadas, o Superintendente de Assuntos Comunitários do Estado Augusto Taques, diz que o movimento é forte, está adormecido, mas irá ressurgir e crescer nesta gestão que tem o dever de atender a todos os movimentos sociais. “Os líderes comunitários são grandes representantes do povo e devem estar sempre em contato com o governo trazendo suas reivindicações, suas sugestões e estar ajudando o governo a fiscalizar o recurso que é destinado a cada município para que estes sejam aplicados para atender aqueles que mais precisam”.

É por meio dos líderes comunitários que as politicas públicas chegam mais rápido nas pontas, destaca Walter Arruda, presidente da Federação Mato-Grossense das Associações de Bairro (Femab). “Somos parceiros do governo e estamos prontos a empunhar estas ações que venham reverter em qualidade de vida para nossa população”. Walter aprovou a atitude de Taques em se aproximar da comunidade. “Com esse convite o governador está demonstrando que nos quer junto com o governo para aumentar o controle social, ajudar a administrar as ações e fiscalizar recursos públicos para que cheguem aos mais necessitados”.

Política Participativa

Pedro Taques tem recebido desde o começo de sua gestão prefeitos e vereadores de diferentes municípios mato-grossenses. No mês de julho, o governador deu inicio a uma série de reuniões que atingirá todas as regiões do Estado, onde prefeitos e vereadores de todos os municípios serão ouvidos em suas principais demandas. Durante estes encontros, estão sendo entregues documentos com as reivindicações para avaliação de representantes do Governo.

Durante o encontro com as lideranças comunitárias, Taques ouviu presidentes de associações comunitárias urbanas e rurais de diversos municípios, entre eles Cuiabá, Nobres, Cáceres, Mirassol, Juína, Primavera do Leste, Santo Antônio do Leverger, Porto Estrela e Peixoto de Azevedo. Também participaram do encontro secretários de estado, o prefeito de Cuiabá Mauro Mendes e de Pontes e Lacerda Donizete Barbosa do Nascimento, deputado federal Fabio Garcia e ver




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/7140/visualizar/