Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
MEIO AMBIENTE
Quarta - 29 de Julho de 2015 às 13:36
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 A Defesa Civil de Mato Grosso, órgão ligado a Secretaria de Estado de Cidades (Secid), capacitará prefeitos e coordenadores municipais de defesa civil para situações de calamidade pública. O curso começará na próxima segunda-feira (03.08), no auditório Cloves Vettorato, no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, e se estenderá até a quarta-feira (05.08).

Em 2014, aproximadamente um terço dos 141 municípios mato-grossenses declararam situação de emergência em decorrência das catástrofes ocasionadas pelo período chuvoso. Porém, somente sete das 46 cidades, que tiveram a situação decretada pela Defesa Civil Nacional, conseguiram obter recursos do Governo Federal, por conta de erros nos processos.

Pensando nisso, a Defesa Civil do Estado decidiu realizar o curso para capacitar os municípios nos processos de decretação, captação de recursos e prestação de contas em defesa civil.

Conforme o coronel Abadio José da Cunha Júnior, superintendente de Proteção e Defesa Civil, todo o ano o Estado sofre com o período chuvoso, principalmente as regiões norte e noroeste. “Ano passado mais de um milhão de pessoas sofrearam com as chuvas em Mato Grosso. Todo ano diversos municípios ficam ilhados e sem abastecimento. Se a Defesa Civil desses locais souberem se organizar vão conseguir minimizar os danos”.

De acordo com Cunha, outro problema é na realização dos trâmites para conseguir receber os repasses. “Muitas vezes, os gestores não tem conhecimento sobre todo o processo para o decreto do estado de emergências ou quais passos devem seguir. Com isso, não conseguem acessar os recursos, o que piora ano após anos, pois sem recursos, menos infraestrutura e mais problemas.”

A abertura do evento contará com a presença do governador de Mato Grosso, Pedro Taques e do secretário nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional, Adriano Pereira.

Voluntários

A Defesa Civil já está com a primeira turma formada para o curso de capacitação para voluntários. As aulas começam no próximo dia 8 de agosto. O curso terá carga horária de 40 horas e as aulas serão realizadas aos sábados. Cada turma contará com no máximo 40 participantes.

De acordo com o superintendente, a ideia é capacitar um grande número de pessoas para atuar nos bairros da Capital e principalmente nos municípios do interior do Estado onde a situação é mais complexa.

O cronograma das aulas contará com noções gerais de defesa civil, primeiros socorros, atendimento pré-hospitalar, remoção de vítimas, administração de abrigos temporários, manejo de produtos perigosos e conhecimento sobre voluntariado entre outros.

Conforme o superintendente, a formação de voluntariados ampliará a visão da Defesa Civil sobre as condições em todo o Estado. “Vamos educar a ter percepção e resposta. A população é a primeira a perceber os sinais de um possível desastre, com isso a resposta será mais rápida”.

Segundo Cunha, o cadastro para o curso já conta com 150 inscritos, e as inscrições ficaram abertas por tempo indeterminado. Os interessados devem preencher um cadastro online e, depois, participar de um curso de capacitação. “Após a capacitação, os voluntários assinam um termo de adesão e se disponibilizam para atuar em situações de desastres”.




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/7209/visualizar/