Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍCIA
Quarta - 22 de Julho de 2015 às 08:53
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 A Secretaria de Segurança Pública (Sesp) tem investido na aproximação com o cidadão, em conformidade com a nova política do Governo do Estado, que preza pela transparência dos serviços. Assim, desde terça-feira (21), a pessoa que realiza uma chamada via celular a qualquer um dos números de emergência da Segurança Pública – 190, 193 e 197 – recebe um torpedo SMS com o seguinte texto: “Você fez uma chamada ao número de emergência. Estamos empenhados em lhe atender”. A mensagem contem ainda o número e o dia da ocorrência gerada no sistema.

Quando a ligação feita por telefone celular for classificada como trote pelos atendentes do call center do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), a pessoa receberá a seguinte mensagem: “Ciosp informa! Você fez uma chamada ao número de emergência que foi classificada como TROTE. TROTE é ato criminoso de acordo com o artigo 340 do Código Penal”. Em 2014, a Sesp registrou 52 mil trotes aos números de emergência do Ciosp, que foram passados via celular. Este ano, de janeiro a maio, já são 27.500 mil.

Conforme alerta o superintendente de Tecnologia da Informação da Sesp, Walmir Oribe, as mensagens enviadas pela Sesp via torpedo são apenas informativas, ou seja, não solicitam qualquer tipo de dado. “É importante destacar que a Segurança Pública não envia propaganda, boleto de cobrança e nem pede recadastramento de nada. O formato das mensagens é padrão e são apenas informativas”, enfatizou.

O cidadão também recebe torpedos SMS quando utiliza outros serviços da Segurança Pública como, por exemplo, o de identificação civil. Há mais de um mês, a pessoa que solicita a primeira ou segunda via do documento de identidade (RG) recebe o número do protocolo do seu pedido via mensagem de texto, para que acompanhe a confecção do documento junto à Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).

“Quando o RG fica pronto, o solicitante recebe uma mensagem no seu celular informando que o documento está pronto para retirada”, destacou Walmir Oribe. Desde que o serviço iniciou, já foram enviadas 18 mil mensagens.

Outro informativo via SMS disponibilizado pela Segurança Pública é para o cidadão que registra um Boletim de Ocorrência em qualquer uma das delegacias da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso. Uma mensagem de texto via celular é enviada informando para qual delegacia especializada foi encaminhado o registro. Desde junho, quando o sistema começou, até ontem (21), já foram enviadas 10 mil mensagens.

O objetivo é deixar o cidadão informado para que ele possa acompanhar o andamento do Boletim de Ocorrência. Na mensagem de texto é informado o número do B.O, o nome e o telefone da delegacia especializada que irá investigar a ocorrência.

Quem registra acidente de trânsito sem vítima no Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, em Cuiabá, também recebe torpedo SMS informando que a certidão de trânsito está disponível na internet para impressão. O serviço facilita a vida do cidadão, pois ele não precisará ir até a unidade de trânsito da Polícia Militar.

A emissão pode ser feita a qualquer hora do dia e semana, pois o sistema fica 24 horas no ar. Segundo o superintendente de TI da Sesp, o sistema da emissão da certidão de trânsito será expandido ao interior do Estado. “O sistema funciona desde 2013 e emite em média mil torpedos SMS por dia”, acrescentou.

Walmir Oribe destacou ainda que o maior investimento realizado é no domínio do conhecimento, pois todos os sistemas da Segurança Pública são projetados e desenvolvidos pela equipe de tecnologia de informação (TI) da Sesp. "Estamos modernizando a Segurança para torná-la mais rápida, eficaz e transparente. Temos que ter a visão de que a Segurança Pública é um serviço público que deve ser prestado com qualidade ao cidadão", frisou o secretário Executivo de Segurança Pública, Fábio Galindo Silvestre.




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/7356/visualizar/