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POLÍTICA
Quarta - 15 de Julho de 2015 às 07:50
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

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 O deputado Dilmar Dal Bosco (DEM) reuniu-se com coordenadores pedagógicos e  diretores de diversas escolas públicas estaduais para debater a necessidade de inserção dos profissionais da assistência social e de psicologia no quadro disciplinar permanente. A ideia, de acordo parlamentar, é colher subsídios para formatação de um projeto de lei.

De acordo com Dilmar,  a equipe trabalhará em cima da elaboração de um  programa de natureza sociofamiliar, visando a prevenção da evasão escolar e a melhoria do desempenho do aluno, através de visitas domiciliares com o objetivo de ampliar o conhecimento acerca da realidade desse estudante, possibilitando assistí-lo adequadamente.

“O cotidiano escolar enfrenta complexas questões sociais que o conhecimento pedagógico não consegue enfrentar sozinho, necessitando de outros saberes como o do assistente social e do psicólogo, por isso a necessidade destes profissionais dentro da escola”, defendeu Dilmar.

A proposta foi bem recepcionada pela comunidade escolar. Na avaliação de Eduardo Benedito da Conceição, diretor da Colégio  Manoel Cavalcante Proença, no bairro Tijucal, a unidades de educação pública clamam pela presença desses profissionais, afirmando que os  coordenadores  pedagógicos  tentam assumir esse papel, mas não possuem capacitação adequada.

O posicionamento do professor Arão Ormond  não é diferente, ele defende o trabalho social dentro da escola afim de que crianças em situação de risco social não sejam atraídos pela criminalidade. “Dirigi, por algum tempo, a Escola Menino do Futuro, que funciona dentro do Complexo Pomeri. O tratamento dispensado aos menores infratores ali dentro é para presidiário, não existe trabalho de reintegração. Por isso, acredito que devemos trabalhar  na prevenção dentro das salas de aula”, afirmou o Arão,  que atualmente é diretor da escola Mariana Luzia Monteiro, no bairro Tijucal, que sofre com a presença de traficantes em seu entorno.

A proposta de um serviço social nas escolas terá, dentre suas diversas atribuições, atuar de maneira educativa, crítica e reflexiva, desenvolvendo ações voltadas para os alunos e seus familiares, considerando a realidade socioeconômica e cultural da comunidade onde vivem. Assim, muitos problemas poderão ser detectados, tais como a vulnerabilidade às substâncias ilícitas, atitudes e comportamentos violentos, fatores preocupantes nas unidades de educação  brasileiras.

Dilmar ressalta ainda outro desafio à ser encarado pelos profissionais de Assistência Social e Psicologia trata-se da  criação de uma moderna gestão escolar, pautada em princípios de descentralização e participação social. Esse propósito busca por meio da intersetorialidade, interligar organizações afins (Assistência Social, Educação, Segurança Publica, Saúde Pública e Conselhos), articulando as políticas públicas através do desenvolvimento de ações conjuntas destinadas à proteção e promoção da família, vítima do processo de exclusão social, bem como conscientizar e instigar reflexões e debates sobre a inclusão dos alunos com deficiência, egressos das salas especiais, visando transformar o espaço escolar numa via que garanta os direitos sociais dos educandos.

Os debates acerca da elaboração do projeto de lei serão retomados no mês de agosto, com data ainda a confirmar. O tema também é objeto de estudo na Câmara Federal, através do Projeto de Lei  3688/2000, conhecido como PL Educação, de autoria do deputado José Carlos Elias (PTB/ES). 





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