Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Sexta - 03 de Julho de 2015 às 09:32
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 Secretários de Planejamento de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins e Distrito Federal se reuniram nesta quinta-feira (02.07) com o ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Mangabeira Unger, em Goiânia, para definir um plano de ações estratégicas. O objetivo é promover o desenvolvimento da região Centro-Oeste.

A discussão foi dividida em três eixos temáticos: instrumentos para gerar o desenvolvimento, modelos de produção e de capacitação. Entre outros assuntos, foram temas a atual situação da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO) e dos incentivos tributários. O debate ainda abordou os modelos agropecuários e industriais e a realidade da logística e da educação dos estados.

O secretário de Planejamento de Mato Grosso, Marco Marrafon, propôs a criação de uma agência interestadual para garantir o desenvolvimento do Centro-Oeste. "Temos a chance de construir um marco histórico de relacionamento entre os estados e precisamos aproveitá-la traçando uma política de desenvolvimento regional unificada e organizando essa união de maneira formal. Hoje nós temos capacidade para avançar nessa pauta. As condições econômicas não são as melhores, mas já apresentam nível suficiente para que possamos formalizar essa união com instrumentos de fomento para promovermos nosso próprio desenvolvimento”, afirmou.

Após amplo debate, o grupo aprovou a sugestão da criação de uma entidade controlada pelos estados do Centro-Oeste, porém os modelos jurídico e financeiro da mesma ainda não foram definidos. “O Centro-Oeste é a região mais empreendedora do país e também entendo ser necessária a criação de uma entidade para coordenar e catalisar todas as iniciativas inovadoras”, reforçou Mangabeira Unger.

De acordo com o ministro, o Governo Federal está trabalhando na construção de uma nova estratégia de desenvolvimento regional, baseada na ampliação da capacitação educacional e de oportunidades produtivas. A intenção é que o Centro-Oeste seja vanguarda dessa estratégia nacional. Entre os requisitos necessários para alcançar o desenvolvimento, segundo ele, estão o investimento em educação geral e profissionalizante e o fomento ao “empreendedorismo de vanguarda”.

O secretário de Gestão e Planejamento de Goiás, Thiago Peixoto, destacou a importância de os estados focarem seus esforços “para além da crise”. “Estamos discutindo os pontos comuns ao que chamamos de Brasil Central. Se executarmos um trabalho em bloco teremos condições de formar um grupo político e econômico muito forte”, disse.

A secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão do Distrito Federal, Leany Lemos, defendeu a institucionalização do Fórum, com a elaboração de uma agenda de ações a serem executadas nos próximos quatro anos na região.

Todas as propostas capitalizadas durante o encontro foram reunidas em um documento que será entregue aos governadores dos estados do Centro-Oeste, nesta sexta-feira (03.07), às 10h, durante o I Fórum de Governadores do Brasil Central, cujo tema é "Compromisso com o Desenvolvimento”.

Também estiveram presentes na reunião o secretário de Planejamento de Tocantins, David Torres; o subsecretário de Planejamento e Gestão Estratégica de Mato Grosso do Sul, Thaner Castro Nogueira; o subsecretário de Desenvolvimento Sustentável da Presidência da República, Alberto Pereira; o presidente da Emater Goiás, Pedro Pereira; e o diretor da Macroplan, Gustavo Morelli.




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/7746/visualizar/