Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Quinta - 02 de Julho de 2015 às 15:50
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 A vereadora Sumaia Leite de Almeida (SD) pediu renuncia na noite de ontem (1º) da função de presidente da Comissão de Constituição Justiça da Câmara Municipal de Várzea Grande.

Sumaia havia assumido a presidência da referida Comissão desde fevereiro deste ano, mas, afastou da função alegando problemas pessoais. O pedido de afastamento foi feito oralmente, porém, o presidente da Mesa Diretora, vereador Jânio Calistro (PMDB), acatou de imediato.

Mesmo assim, Calistro solicitou da vereadora Sumaia a oficialização do abandono através de documento na manhã seguinte, para fazer valer o que manda o parágrafo primeiro do Artigo 69 do Regimento Interno da Câmara quando diz: “A renúncia de qualquer membro da comissão permanente será ato acabado e definitivo, desde que manifestada, por escrito, à Presidência da Câmara”, diz parte do texto.

Cabe agora o presidente Jânio Calistro indicar o substituto e fazer valer também o que ordena o parágrafo 7° do RI. “O Presidente da Câmara preencherá, por nomeação, as vagas verificadas nas comissões permanentes, de acordo com a indicação do líder do partido respectivo, não podendo a nomeação recair sobre o renunciante ou destituído”.

Vale destacar, que a Comissão de Constituição e Justiça tem a competência de apreciar todos os projetos que tramitam na Câmara Municipal, antes que eles sejam votados em plenário pelos vereadores.

Além disso compete ainda a CCJ, manifestar-se a respeito de todos os assuntos quanto ao aspecto constitucional, legal e jurídico, apresentar a redação final das proposições, salvo quando essa incumbência estiver expressamente deferida por este Regimento a outra Comissão, e manifestar-se quanto ao mérito das proposições.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/7758/visualizar/