Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍCIA
Quinta - 02 de Julho de 2015 às 15:36
Por: Olhar Direto

    Imprimir


 Os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso são alvos da operação  Travessia 14 de combate ao contrabando de cigarros e à lavagem de dinheiro. A ação desencadeada na manhã de hoje, 2 de julho, pela Polícia Federa visa o cumprimento de 45 mandados de prisão, 17 de condução coercitiva e 45 de busca e apreensão.

A maioria dos cumprimentos de mandado ocorrem nas cidades gaúchas de Cruz Alta, Santa Maria, Santana do Livramento, Novo Machado, Doutor Maurício Cardoso, Crissiumal, Itati e Rosário do Sul. Também há ação em São José do Cedro (SC), Realeza, Francisco Beltrão, Cascavel, Nova Prata do Iguaçu (PR) e Sorriso (MT).Também são executadas ordens judiciais de apreensão de seis veículos e sequestro de 30 caminhões.

A investigação teve início em setembro de 2014 e identificou cinco grupos de contrabandistas estabelecidos na região de Cruz Alta, Santa Maria e Santana do Livramento, que utilizavam duas rotas para internalizar, em território brasileiro, cigarros fabricados no Paraguai. A mercadoria era distribuída em várias regiões do estado e também no território uruguaio.

Os grupos utilizavam veículos de passeio e utilitários para transportar os cigarros em território brasileiro, muitos deles clonados e equipados com rádio transmissor. Desde o início da investigação até hoje, 26 pessoas foram presas em flagrante, 30 indiciadas, e apreendidos mais de 500 mil maços de cigarros, além de diversos veículos.

Os investigados são reincidentes na prática do comércio ilegal de cigarros, movimentando milhões de reais de origem criminosa. Um dos grupos chegou a lucrar R$ 350 mil em apenas um mês. Os investigados responderão por contrabando, lavagem de dinheiro e associação criminosa.




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/7759/visualizar/