Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Quinta - 02 de Julho de 2015 às 08:48
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 A sessão desta quarta-feira (01.07) foi marcada pela discussão sobre a política de segurança pública. Os deputados questionaram a situação alarmante do número de crimes registrados diariamente nas maiores cidades mato-grossenses, Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis. A situação é crítica em todo o país, segundo o deputado Gilmar Fabris (PSD).

Ele disse que presenciou uma manifestação em frente ao Congresso Nacional, ontem, e pode constatar a falência do sistema ao ouvir do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, de que o país não tem espaço suficiente nas cadeias para atender a demanda. As declarações do ministro se referem à discussão sobre a redução da maioridade penal. O ministro disse haver atualmente déficit de mais de 220 mil vagas no sistema prisional brasileiro. 

O ministro disse que não há vagas nas cadeias num momento em que se discute a redução da maioridade penal. Isso é preocupante porque é preciso retirar os criminosos das ruas. O mais sensato seria a aplicação de penas mais severas, inclusive aos menores infratores. Saí horrorizado de Brasília, com esse discurso do ministro da Justiça. Vi o sistema falido. Temos que enfrentar e tentar virar o jogo”, discursou Fabris, ao defender a construção de novos presídios.

Em relação ao combate ao crime em Mato Grosso, o parlamentar reconhece que houve avanço na área de Segurança Pública. Citou o aumento no número de policiais nas ruas, anunciado pelo Governo do Estado nesta segunda-feira. E chamou a atenção à necessidade de gerenciar com firmeza o setor, pois acredita que “quantidade não faz segurança”. E elogiou a atuação do deputado Coronel Taborelli quando atuou no combate ao crime. E citou o então presidente da República, Castelo Branco.

O parlamentar também chamou a atenção para a prestação de contas do secretário de Segurança Pública, Mauro Zaque, à Assembleia Legislativa, uma forma de avaliar o plano estratégico que está sendo executado para promover segurança à população.

 

O deputado José Carlos do Pátio (SDD) repudiou o número de policiais destacados para atender a corporação em Rondonópolis. Já o líder do governo, deputado Wilson Santos (PSDB) destacou o empenho do Executivo em convocar mais 1.062 homens para atuar no setor.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/7781/visualizar/