Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍCIA
Quarta - 24 de Junho de 2015 às 09:16
Por: Da Redação TA C/ Assessoria

    Imprimir


 Setenta por cento dos crimes de homicídios ocorridos no bairro Pedra 90 e região foram concluídos com autoria definida, pela Delegacia Especializada de Homicídio e Proteção a Pessoa (DHPP), da Polícia Judiciária Civil. A solução dos crimes é resultado da força tarefa montada pela Especializada, em cumprimento ao plano estratégico da Secretaria de Estado de Segurança Pública, para enfrentamento dos  homicídios dolosos no Estado de Mato Grosso, principalmente em regiões com pico de crescimento.  

De janeiro a início de junho foram registrados 20 homicídios na região do Pedra 90, dos quais 14 foram solucionados com identificação dos autores. Os números foram apresentados, na tarde desta terça-feira (23), em entrevista coletiva na Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).  

O secretário executivo de Segurança Pública, Fábio Galindo Silvestre, disse que foi adotada uma estratégia investigativa para identificação das lideranças negativas que atuam nas chamadas zonas quentes de criminalidade. Temos trabalhado desde o começo do ano com uma estratégia investigativa que chama operação precisão. Nesse caso da força tarefa que atuou no Pedra 90 retiramos um dos autores que tinha somente ele praticado quatro homicídios, o que equivale a crimes de um bairro inteiro. Agindo com essa estratégia de atuar de forma focada, precisa  e cirúrgica, conseguimos canalizar o máximo de energia em relação aos criminosos mais perigosos do Estado, ressaltou.  

Galindo destacou que o índice de 70% alcançado na solução de crimes no Pedra 90 faz frente ao número nacional que está entre 2 a 3% de resolutividade.A DHPP nas investigações do Pedra 90 conseguiu atingir um índice histórico de 70% das soluções, uma vez que a motivação dos crimes de homicídios são as mais variadas, desde uma briga de bar até uma briga por uma boca de fumo, ou esse homicídios que temos convivido de forma muito triste e atenta, que são os praticados por homens contra mulheres, dentro da violência doméstica, concluiu.  

De acordo com a delegada titular da DHPP, Anaíde Barros de Souza, a Polícia Civil estabeleceu meta de 40 dias para conclusão dos casos em trâmite nos seis cartórios da unidade, em razão do alto índices de homicídios no Pedra 90 e região. Evidentemente que estaremos atento ao aumento de crimes em qualquer outra região. Ocorrendo esse pico concentraremos os esforços para trazer essa segurança, essa não impunidade pelos crimes cometidos, destacou a delegada.  

Entre o casos solucionados estão quatro homicídios cometidos por Eduardo Paiva de Sousa Silva, 21 anos, conhecido por Dedão, também investigado em uma tentativa de homicídio.  O suspeito está preso desde o dia 17 de abril, quando teve o mandado de prisão preventiva cumprido pelo assassinato a tiros de Alessandro Costa da Silva, na arquibancada do miniestádio,  no bairro Pedra 90, no dia 5 de abril. Logo após a prisão houve uma redução drástica naquela região, frisou Anaide.  

Outro criminoso identificado na força-tarefa é Fábio Henrique Mendes de Oliveira, apontado na morte de três pessoas no bairro Pedra 90. Ele está com prisão preventiva decretada e se encontra

Verificamos nessas investigações que autores de crimes ocorridos este ano têm participação e autoria em crimes de anos anteriores. Essa concentração de esforços serviu também para solucionar crimes ocorridos naquela região em outros , finalizou a delegada Anaíde Barros.  

O delegado geral da Polícia Civil, Adriano Peralta Moraes, destacou que o mesmo esforço foi realizado por outras unidades policiais, como a Delegacia Especializada de Entorpecentes, a 3ª Delegacia de Polícia do Coxipó e a Delegacia de Roubos e Furtos, para coibir o tráfico de drogas e roubos, além de apreender drogas e armas na região do Pedra 90. "Estamos trabalhando com metas e desenvolvendo operações específicas em áreas zonas quentes, para mostrar a presença da Polícia e prender criminosos. Isso implica  na redução dos índices e menor impunidade dos autores, pontuou.   

Estado 

Dados da Segurança Pública apontam que os homicídios no Estado de Mato Grosso reduziram 19,4%, de janeiro a maio de 2015.  O  secretário Fábio Galindo informou que os  homicídios dolosos, assim como outros crimes, têm acampamento diário e a Segurança não tem medido esforços para o controle das estatísticas criminais. Temos controlado com mão de ferro, literalmente, os índices de homicídios e chegamos no primeiro semestre com índice de 19,4%. Queremos mais, pois quanto maior o índice de redução é sinal que o cidadão está mais seguro, disse.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/7943/visualizar/