Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADANIA
Segunda - 22 de Junho de 2015 às 16:10
Por: Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


Prefeita Lucimar Sacre de Campos participou do debate “Mulher na política, na Assembléia Legislativa de Mato Grosso
Prefeita Lucimar Sacre de Campos participou do debate “Mulher na política, na Assembléia Legislativa de Mato Grosso
A prefeita Lucimar Sacre de Campos participou do debate “Mulher na política, A Reforma que o Brasil Precisa”, na manhã desta segunda-feira (22), na Assembléia Legislativa, cujo objetivo foi provocar reflexões da  baixa participação das mulheres na esfera político-partidária e o de apresentar informações sobre o sistema eleitoral brasileiro e a política nacional  de cotas para mulheres. Os debates, que acontecem em todos os estados, visam modificar a sub-representação feminina na política e estabelecer regras eficientes e claras na discussão da reforma política sobre a cota da mulher, para garantir maior presença da ala feminina no Parlamento. O evento foi editado em Mato Grosso por meio do senador José Medeiros, sendo participantes a Procuradoria Especial da Mulher no Senado Federal e Secretaria da Mulher na Câmara  dos Deputados.

O senador José Medeiros, ao abrir os trabalhos do debate, disse que as discussões  visam elaborar uma proposta conjunta que busca garantir reserva de cadeiras para as mulheres e destinar recursos do Fundo Partidário para financiar as candidaturas femininas. Isso porque hoje a realidade da participação da mulher no Parlamento é considerada ínfima e pífia, observou. No Senado  16% das cadeiras são ocupadas por mulheres, na Câmara  somente 10% dos parlamentares são mulheres. “Na Câmara, essa proposta foi derrotada, e no Senado, poderá reverter. Minha luta é que juntos, poderemos mudar com a força dos debates e evidenciar a importância do tema. Sendo defendida  proposta de emenda à Constituição de  instituir  30% das vagas em disputa no Legislativo dos três níveis federativos que sejam destinadas as mulheres. Com isso estamos demonstrando respeito a capacidade política da mulher ao mesmo tempo garantir a  oportunidade”, disse o senador.


A prefeita Lucimar Campos afiançou a importância do debate, dizendo que cada mulher faz a diferença naquilo que a compete, citando sua trajetória política na condição de parceira política, de seu esposo, ex-senador Jaime Campos, quando ocupou as cadeiras de prefeito de Várzea Grande, governador de Mato Grosso e Senador da República, sempre se posicionou no fortalecimento e implantação de políticas públicas que geram inclusão social da mulher. E na condição atual de prefeita de Várzea Grande, por ser mulher que ama, cuida e é transformadora, está levando a experiência vivida para a esfera de gestão. “Escolhi para o primeiro escalão sete mulheres, mas não foi pela condição de gênero e sim pela capacidade profissional de cada uma. Pretendo, no cargo que ocupo hoje, mudar  a Gestão Pública do Município e transformar atos e ações em benefícios à população. O Debate fortalece a democracia e o Poder Legislativo, com a presença da mulher, cumpre a composição social almejada ao mesmo tempo em que  distancia a desigualdade de oportunidade  com a aprovação da emenda à Constituição”, disse a prefeita em seu discurso.


A juíza mato-grossense Amini Haddad Campos e diretora da Secretaria de Gênero da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) disse que desenvolve campanha por uma política Pró-Equidade de Gênero, e enfatizou que a necessidade de atenção diferenciada para a  inclusão da mulher na política, a emenda à Constituição, só corrige a desigualdade. “Estamos em uma era evoluída em tudo, só não evoluiu as leis. Aprovaram a lei, mas não foi válida na garantia do direito. Hoje, esta discussão em todo o Brasil, significa que a luta árdua continua na busca do espaço. A reserva de cadeiras nos Parlamentos Brasileiros destinadas a gênero diferente, evidencia que a luta avança e a democracia de fato seja estabelecida neste pleito”, disse ela.

A mesa foi composta pelo deputado  estadual, Ondonir Bortoline-Nininho, Juiz Mário kono, desembargadora Maria Helena Póvoa, Rosana Leite - Direito da Mulher, Juliano Nogueira/OAB-MT,  ex-senadora Serys Marli, secretária extraordinária  do Gabinete de Transparência e Combate à Corrupção, Adriana Vandoni, secretária de estado Ciência, Tecnologia e Inovação, Luzia Helena Trovo, Ruty Medeiros.

 





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/7968/visualizar/