Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Quinta - 18 de Junho de 2015 às 09:25
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 Durante reunião para estabelecer ações de combate a violência em Sinop, ocorrida na Câmara de Vereadores do município,  o secretário de Estado de Segurança Pública, Mauro Zaque, confirmou a implantação imediata da Delegacia  de Roubos e Furtos (DERF)  e o envio de 60 novos policiais militares para o Comando Regional III  da PM. A notícia foi bem recebida pelo deputado Dilmar Dal Bosco (DEM),  autor do pedido que resultou na Lei 10. 035/13, que garante a criação da unidade especializada.

A onda de violência é crescente. Sabemos que a cidade acumula, proporcionalmente,  os maiores índices de roubo de todo Mato Grosso, e  a  falta de efetivo contribui para isso, mas temos que reconhecer o empenho do novo governo em resolver esta situação, destacou o deputado.

Dal Bosco observou que em cinco meses de gestão o secretário Zaque  veio quatro vezes à Sinop e adotou algumas medidas positivas, a exemplo do aumento no número de  militares  que seriam encaminhados ao município e a implantação da DERF, que foi estabelecida por lei em 2013.

Estas foram as primeiras de uma série de ações que visam conter a onda de violência que já  resultou  em dois latrocínios (roubo seguido de morte) em menos de seis meses.

Tentando ajustar normas imediatas de controle da criminalidade, vários diretores de entidades, associações, universidades e autoridades políticas participaram da discussão, mediada pelo deputado Dilmar.

Também estavam  presentes o comandante Geral da Polícia Militar de Mato Grosso, Cel. Zaqueu Barbosa, o Delegado Geral da Polícia Civil, Adriano Peralta, o Diretor de Polícia do Interior, Wilson Leite e o Delegado de Polícia Regional, José Abdias Dantas
 
Outra medida pactuada durante a reunião, foi  a locação de um novo prédio para criar um complexo de segurança pública, onde deverão funcionar  as delegacias municipal,  regional e a especializada na Defesa da Mulher, que foi instituída em 2013 a pedido de Dal Bosco, mas que nunca saiu do papel, em razão da falta de efetivo e de estrutura física. A mudança de local proporcionará uma economia mensal de R$ 13 mil ao erário do Estado. O espaço onde hoje funciona a unidade regional será revertido à DERF.

"O novo prédio possui 25 salas. Com a mudança, a Delegacia da Mulher começará a fazer atendimentos pontuais e, a partir do próximo ano, contará com  toda estrutura necessária para amparo legal e psicológico de mulheres, idosos e adolescentes", explicou Zaque.

Durante seu pronunciamento, Dilmar sugeriu algumas ações fundamentais   para restabelecer a tranquilidade da população, entre elas,  a implantação do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) no município.

O GGI constitui uma força-tarefa permanente composta por representantes de  todos os órgãos de segurança pública, onde são elaborados planos de metas na contenção de situações como o   roubo de veículos e de cargas, violência doméstica e sexual, além de crimes contra a pessoa e o patrimônio.

Mobilidade 

Para garantir agilidade nos atendimentos feitos pela Polícia Militar, o deputado Dilmar Dal’ Bosco sugeriu a doação ao 11° Batalhão PM,  de algumas,  das 15 motocicletas adquiridas pela extinta Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) para  fazer a escolta de autoridades, durante os quatros jogos pelo campeonato mundial  de futebol,ocorridos em Cuiabá.

Para o evento, foram adquiridos motocicletas modelos Hornet, com 600 e 700 cilindradas que estão paradas no Batalhão de Trânsito Urbano e Rodoviário, em Cuiabá, por falta de manutenção. 

Outro apontamento feito pelo deputado, diz respeito  a  criação de um Programa Estadual  de Vilas Militares, ou  mesmo a destinação de um percentual  das casas construídas com recursos do Fethab,  às famílias dos policiais  militares residentes em Mato Grosso, que vai proporcionar melhores condições de vidas aos agentes de segurança pública, uma reclamação recorrente de seus membros. O programa piloto teria início  pelo município de Sinop.

"Existe muita resistência dos policiais militares em residirem em Sinop, em razão do alto custo imobiliário na cidade. A criação dessas Vilas Militares facilitará a permanência dessas famílias, que terão mais qualidade de vida, confluindo para melhor desempenho de suas atividades", cobrou o deputado.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/8008/visualizar/