Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍCIA
Segunda - 15 de Junho de 2015 às 09:18
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


O aplicativo para celular Sinesp Cidadão tem sido uma ferramenta útil na identificação e recuperação de veículos. O módulo consulta de veículos foi fundamental na identificação de uma picape Saveiro, roubada em Goiás, e com as placas clonadas de outro veículo do estado de São Paulo.

Os policiais fizeram usaram o aplicativo para checagem. Quando apareceu os últimos números do chassi confrontaram com a numeração dos vidros do veículo, confirmado que se tratava de um carro roubado.

A clonagem maior é de placa. A de chassi acaba sendo mais difícil. O aplicativo dá uma informação rápida que auxilia na checagem naquele momento, disse o delegado Wagner Bassi, da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos Automotores.

O aplicativo Sinesp Cidadão é um módulo desenvolvido pelo Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais e sobre Drogas, que permite acesso direto pelo cidadão aos serviços da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça.

Pelo aplicativo, qualquer pessoa pode consultar a situação de roubo e furto de veículo, de todas as localidades do país. As informação estão ligadas diretamente ao banco de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Ao instalar o aplicativo no celular, basta clicar no ícone veículos e digitar a placa do veículo para saber a situação do carro. Se o veículo for roubado a resposta será Veículo Roubado, em vermelho na tela do smartphone. É possível saber se o veículo é clonado, caso as características do mesmo não corresponda às informadas pelo aplicativo.

O aplicativo também tem a opção Consulta Mandado de Prisão, para que o cidadão também possa consultar pessoas e assim auxiliar à Polícia, com denúncias de foragidos. As informações são consultadas no Banco Nacional de Mandados de Prisão do Conselho Nacional de Justiça.

Os dois módulos do aplicativo Sinesp Cidadão são voltados ao uso do cidadão. Os profissionais de segurança pública não podem restringir suas pesquisa somente ao aplicativo, por em muitas situações, há necessidade de confirmar as informações em outras fontes como Detrans, Infoseg, e Tribunais de Justiça.

O módulo também oferece consulta pessoas desaparecidas.

Dados

De janeiro a maio de 2015 foram recuperados 1.137 veículos na Grande Cuiabá, de todos os modelos, estando as motocicletas no topo da lista dos roubados/furtados e também liderando os recuperados, seguido dos modelos populares Gol, Uno, Voyage, Pálio e Fiesta.         




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/8055/visualizar/