Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Sexta - 12 de Junho de 2015 às 15:00
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 Durante três dias, Vitória, capital do Espírito Santo, sediou a 19ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, um espaço de oportunidades para a realização de palestras e debates sobre temas incorporados às agendas regionais e nacionais. Nessa edição da conferência, o tema central foi "Mudanças globais e os novos rumos".

A conferência é realizada anualmente pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), entidade que congrega as vinte e seis assembleias legislativas, além da Câmara Distrital. Mato Grosso foi representado pelos deputados estaduais Wagner Ramos (PR) e Pedro satélite (PSD).

Palestrantes de renome nacional, como o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio Mello, abordaram temas como segurança jurídica, ética e reforma política. O ministro destacou que o Brasil vive um momento importante em que o poder legislativo exerce verdadeiramente seu papel na construção de um estado democrático. Também falou sobre a proposta do financiamento público das campanhas políticas. Para Mello, ainda é um assunto em aberto e que fatalmente chegará ao STF para apreciação.

Ao todo, foram nove palestras. Assuntos como o pacto federativo, logística e infraestrutura do país também ganharam destaque. Além das palestras, parte do tempo foi destinado a eventos simultâneos. Na prática, foram reuniões de trabalho que trataram do aspecto técnico do processo legislativo.

Os parlamentares reforçaram a necessidade de mais recursos para os municípios, já que as maiores necessidades do cidadão são atendidas nesta instância. O deputado Wagner Ramos destacou a relevância da conferência: "é um evento importante por apresentar as novas tendências de trabalho a serem incorporadas e, principalmente, trabalhadas pelos deputados no sentido de fazer com que o Poder Legislativo seja mais fortalecido."

O deputado Pedro Satélite (PSD) ressaltou a importância de eventos que congregam os legisladores brasileiros, especialmente quando se discutem projetos de leis e distribuição de recursos. "Nós queremos fazer esse encontro da Unale na nossa cidade, Cuiabá, inserindo nos debates também as questões relativas ao Centro-Oeste e Amazônia. Porque assim nossa capacidade de avançar nestas discussões será muito maior. Se nós nos unirmos e reivindicarmos juntos, o que é importante para cada estado acaba formando uma agenda muito positiva", finalizou.

ASTRAL

Já a Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (Astral), debateu a integração de emissoras públicas e a troca de conteúdo entre 24 estados e o Distrito Federal. A estimativa é de que nos próximos anos, o potencial de abrangência chegue a 50 milhões de pessoas. Evelin Maciel Brisolla, coordenadora de Rede Legislativa de Rádio e TV, da Câmara dos Deputados, fez palestra sobre a Rede e o desligamento do sinal analógico de TV. O diretor técnico da Astral, Wanderley de Oliveira (gerente técnico da TV Assembleia de Mato Grosso), foi um dos palestrantes do painel sobre as "Novas TVs", ao lado de Sérgio Figueiredo e Marcelo Malafacrida.

A Astral também aproveitou o encontro para formar e dar posse ao seu Conselho Superior, formado por parlamentares municipais, estaduais e federais. Mato Grosso estará representado neste conselho pelo deputado Wagner Ramos.

O encerramento do Congresso foi em clima de eleição. O deputado estadual pelo Espírito Santo, Sandro Locutor (PPS), concorreu em chapa única ao cargo de presidente da UNALE, para exercer mandato de um ano. Ele assume o cargo antes ocupado pelo deputado estadual pelo Rio Grande do Sul, Alexandre Postal (PMDB)





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/8066/visualizar/