Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍCIA
Segunda - 01 de Junho de 2015 às 10:42
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 O Sistema de Laudos Digitais, Politec Online, já foi implantado em três municípios do interior de Mato Grosso. No dia 18 de abril, o primeiro laudo com certificação digital foi emitida na Gerência de Criminalística de Barra do Garças. Na sequência, também foram emitidos laudos nas Gerências de Criminalísticas de Tangará da Serra, na última segunda-feira (25.05), e de Água Boa, nesta quarta-feira (27.05).

O processo de implantação do Sistema Laudos nas unidades da Politec no interior teve início efetivo em abril deste ano, com a aquisição de 124 tokens de certificação digital junto à Serasa Experian, para serem validadas as assinaturas dos laudos produzidos pelos peritos oficiais criminais na plataforma WEB.

A ampliação vai ao encontro da dinâmica organizacional da instituição, que segundo o diretor-geral Rubens Sadao Okada, visa trazer mais qualidade e agilidade na entrega dos produtos e serviços à sociedade (laudos periciais, identidades civis e atestados de antecedentes criminais).

Segundo o diretor de interiorização, José da Silva, a meta é que todos os peritos oficiais criminais tenham acesso ao Sistema Laudos, o que deve ocorrer gradativamente. “Dependemos de uma série de fatores a começar pela estruturação da Rede Lógica em cada uma das unidades interiorizadas, e o recebimento de alguns tokens digitais por parte dos peritos. Em cada Coordenação há servidores que já passaram por treinamento junto à Coordenadoria de Tecnologia da Informação da Sesp para utilizarem o sistema”, lembrou.

A adequação de alguns pontos do Sistema Laudos para as realidades de rotina da unidade interiorizadas foi feita pelo perito oficial Criminal Marcos Antonio Contel Secco.

O sistema informatizado de produção e gerenciamento de laudos permite à instituição disponibilizar estes documentos via internet, por meio de um login e senha pessoal fornecido às autoridades solicitantes.

Deste modo, explicou o Diretor, evita-se a necessidade de deslocamento de grandes distâncias somente para a busca dos laudos. “Assim que os exames forem concluídos já estarão disponibilizados no sistema às autoridades requisitantes em qualquer localidade, dentro ou fora do Estado. Irá contribuir para a agilidade e segurança no trâmite das informações, tanto entre as unidades da Politec, quanto no âmbito da Justiça e Segurança Pública”, disse.

Além disso, a medida contribui na efetivação dos princípios da economicidade através da redução da utilização de papéis. “Os princípios de eficiências e economicidades estão sendo privilegiados. Além disso, reduzirá a impressão de documentos promovendo economia de recursos financeiros e do meio ambiente”, avaliou o diretor. 




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/8233/visualizar/