Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍCIA
Segunda - 18 de Maio de 2015 às 08:29
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) testou, na semana passada, a primeira viatura totalmente monitorável. A tecnologia embarcada deve auxiliar no monitoramento, operações e segurança estratégica do estado.

O veículo da categoria SUV possui um sistema inovador com GPS e multimonitores para as quatro câmeras instaladas ao longo do veículo, sendo a do teto em alta resolução com canhão de luz acoplado.

As imagens são transmitidas ao vivo para o Centro de Operações Integradas (Ciosp). Dentro do carro também pode ser consultada a ficha criminal de um suspeito durante uma averiguação, a seleção de tipos de veículos para a parada em uma blitz ou até mesmo o monitoramento de placas de veículos roubados.

De acordo com o coordenador de tecnologia de informação da secretaria, Walmir Oribes, a tecnologia embarcada vai permitir mais agilidade e acompanhamento dos policiais em serviço.

“Com esta ferramenta, os policiais terão muito mais respaldo em uma abordagem. A tecnologia é inovadora, o policial tem todo o controle do equipamento juntamente com a central. Desta forma, eles e o cidadãos serão mais resguardados”, explicou.

O sistema tem a transmissão via 4G e o armazenamentos das imagens é feito no equipamento do veículo e na Central de Monitoramento.

De acordo com o secretário da Sesp, Mauro Zaque, apesar de o veículo necessitar de algumas adequações para a realidade de Mato Grosso, a tecnologia vai gerar um resultado importante na segurança.

Com esta ferramenta os policiais terão muito mais condições de atuar em situações estratégicas e, principalmente, teremos como inibir ações criminosas pelo simples fato de os bandidos saber que não ficarão impunes”, afirmou.

Aquisição


De acordo com o secretário, serão disponibilizados 100 veículos com a tecnologia ainda neste primeiro semestre.

A distribuição será feita de acordo com a taxa de criminalidade de cada região.

“Nesta primeira etapa, Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis e Sinop vão receber as primeiras unidades para a substituição de veículos antigos e inoperantes e também para o reforço de frota nestes locais estratégicos”, informou.

Ainda de acordo com Zaque, a verba para a locação do primeiro lote de veículos já está licitada e também será aberto mais um processo licitatório para a locação de mais 200 viaturas com a tecnologia embarcada.

“A modalidade de locação foi escolhida principalmente pelos custos de manutenção, mas também por conta da dificuldade de gerenciamento destes equipamentos. Imagine se essa viatura quebra no interior do Estado. Até conseguirmos verbas para a manutenção ela ficaria mais de um mês inoperante. Com a locação, a substituição é automática”, disse.

Monitoramento no Ciops

Com os veículos automatizados, os monitoramentos feitos pelo Ciosp também serão reforçados.

Hoje, em Cuiabá, estão instaladas 102 câmeras de monitoramento com funcionamento 24 horas. Caso um veículo roubado seja encontrado pela Central ou pela viatura, um alarme é disparado no Ciosp.

“Outra integração com o Ciosp é a possibilidade de escolha de determinado veículo para a parada em uma blitz, por exemplo, além do monitoramento mais próximo das grandes vias de acesso de Cuiabá e das cidades que receberão o veículo", afirmou Zaque.

"Apesar de na fronteira não termos sinal de internet para a transmissão de dados, não está descartado o envio da viatura com a tecnologia para registro das ações estratégicas”, completou o secretário.

A Central também recebeu um grande investimento na sua estrutura para a Copa do Mundo de 2014, aumentando o numero de postos de atendimento e criando uma sala de crise, para eventos e estratégias de segurança.

Além disso, foi criada uma sala cofre para a proteção dos computadores da secretaria.          




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/8496/visualizar/