Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
MEIO AMBIENTE
Segunda - 18 de Maio de 2015 às 08:15
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 A destinação segura de animais mortos por causas naturais e/ou acidentais será tema de audiência pública que acontecerá no próximo dia 19 de junho, às 9h, na Câmara Municipal de Tapurah. Autor do requerimento para realização do debate,  o deputado Dilmar Dal Bosco  (DEM) argumenta que a falta de normatização do descarte das carcaças tem causado sérios problemas ambientais nessas cidades, que  possuem um grande número de granjas.

Dilmar justifica que   em razão de os municípios do médio -norte agregarem uma série de indústrias de alimento, a exemplo da BRF/Brasil Food e da Excelência (em Lucas do Rio Verde), as cidades do entorno  passaram a investir em granjas de aves e suínos. Esses animais, devido a fatores climáticos e até mesmo a oscilação e queda de energia elétrica, têm um alto índice de mortalidade, chegando a  200 toneladas de resíduos a cada ciclo.

O parlamentar explica que atualmente, em razão da legislação vigente, os animais mortos são destinados exclusivamente à compostagem, uma atividade em que os restos ficam depositados em um determinado espaço até transformarem-se em adubo para  a agricultura. Contudo, até secarem, esses resíduos são postos no solo, que acaba contaminado pelo chorume, podendo até mesmo atingir o lençol freático, causando desconforto  e impacto ambiental, em razão do  forte odor.

Outro tema que será debatido em Tapurah serão os  incrementos necessários à sustentabilidade econômica da cadeia produtiva, gerando mais produtos com valor agregado, tais como: farinhas de carne e ossos, gorduras ou óleos de animais usados para ração animal e fertilizantes.

“Precisamos minimizar, consideravelmente, os riscos ambientais, sanitários e de saúde pública decorrentes de práticas não adequadas. É um debate de suma importância para a sociedade local na organização da cadeia produtiva e na preservação ambiental”, defendeu Dilmar.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/8497/visualizar/