Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADANIA
Quinta - 14 de Maio de 2015 às 13:10
Por: G1

    Imprimir


 Treze detentas da Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May, em Cuiabá, fizeram um curso de maquiagem e penteado. Como forma de comemorar a etapa concluída, as alunas fizeram um desfile usando trajes de gala e de noiva. O penteado e a maquiagem conferidos na passarela foi resultado do aprendizado. O curso foi promovido pela Ong Auto Estima e teve a duração de um mês.

O curso tem caga horário de 30 horas. Cada 12 horas estudadas, abate um dia da pena das reeducandas. As aulas eram ministradas três vezes por semana dentro da penitenciaria.

A presidente da Ong Auto Estima Silça Pinheiro que a ideia surgiu da vontade de oferecer capacitação às reeducandas. "Elas poderão trabalhar em casa após o término da pena, além de aumentar a autoestima e proporcionar a oportunidade de uma vida melhor”, informou. A Ong já realiza esse tipo de trabalho há 11 anos e este é o primeiro com detentas.

Cinthya Salvador de 20 anos cumpre pena na unidade por tráfico de drogas e foi uma das alunas do curso. “Aprendi muito, fico feliz pela oportunidade de poder aprender. É uma esperança de uma vida nova no futuro. Quando sair daqui, quero trabalhar nessa área”, disse Cinthya.

Cristiane da Silva, de 28 anos, já trabalha como cabeleireira no salão da penitenciária e o curso traz a certificação que ela busca para continuar na área após deixar a prisão. "O certificado que recebemos aqui é muito importante para retomar a vida. Foi a primeira vez que me vesti de noiva com direito a penteado e véu. Fiquei muito feliz”, comentou, se referindo ao traje de noiva que usou no desfile, realizado nesta quarta-feira (13).

Assim como Cristiane, Janiette Rodrigues, de 29 anos, se vestiu de noiva. Para ela, foi a realização de um sonho. Nos cabelos ruivos, ela usou um penteado com trança e flores. Apesar de ser casada, ela contou que ainda não tinha se vestido de noiva. “Sou casada, mas nunca me vesti de noiva. Estou muito feliz com essa oportunidade. Quando sair daqui quero ter a oportunidade de torar esse sonho realidade”, disse Janiette.

Para a diretora da penitenciária, Gisele da Silva Araújo, cursos como esse são importantes para a recolocação das detentas no mercado de trabalho. "Muitas delas não conseguem empregos por serem ex-detentas. O curso de penteado e maquiagem é uma oportunidade delas trabalharem em casa e terem uma renda para ajudar no sustento da família”, relatou Gisele.

Atualmente, a penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May abriga 182 detentas e possui capacidade para 180. Algumas que estão na unidade ainda aguardam julgamento.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/8548/visualizar/