Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍCIA
Segunda - 11 de Maio de 2015 às 08:16
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 As investigações dos crimes de roubo e tráfico de drogas tiveram aumento em mais de 10 por cento, nos inquéritos instaurados e concluídos,  nos primeiros meses do ano de 2015. Os delitos foram foco da operação Actio Auctoritatis, da Polícia Judiciária Civil, deflagrada no dia 21 de janeiro e finalizada em 30 de abril.

A operação inserida no plano estratégico da Secretaria de Estado de Segurança Pública foi desenvolvida em todo o Mato Grosso, com prioridade aos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Sinop e Rondonópolis, para acelerar investigações de roubos e tráfico de drogas e desarticular quadrilhas que atuam nas modalidades criminosas.

Nos quatro municípios prioritários (Cuiabá, Várzea Grande, Sinop e Rondonópolis), as Delegacias finalizaram 816 inquéritos de roubos e tráfico de drogas e instauraram 979. No mesmo período de 2014, nas delegacias das quatro cidades, a Polícia Civil concluiu 778 investigações de roubos e tráfico de drogas e instaurou 848 novos inquéritos para os dois delitos.

Para o delegado geral da PJC, Adriano Peralta Moraes, as Delegacias Especializadas da região metropolitana e as unidades do interior  trabalharam para alcançar a meta de cumprimento, no mínimo, de 50 por cento dos mandados de prisão contra pessoas procuradas no Estado pelos crimes de roubos e tráfico de drogas, e ainda representar e cumprir 25 mandados de busca e apreensão, ao mês, dentro das investigações dos delitos.  

Toda a vez que a Polícia Civil é convocada para uma grande missão responde dentro da necessidade de manutenção da ordem pública, destacou Peralta.

Na região metropolitana, a Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Cuiabá superou a meta com aumento de 30 por cento nos inquéritos instaurados e 20 por cento em investigações concluídas, sendo iniciadas 261 novas investigações de roubos e finalizadas 246.

A Delegacia Especializada de Roubo e Furtos de Várzea Grande atingiu 77 por cento da meta de inquéritos concluídos e 89 nos instaurados. Pela primeira Delegacia de Polícia de Várzea Grande também foram concluídos 56 e instaurados 75 inquéritos para apurar roubos.

A Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos Automotores (Derrfva) ultrapassou a meta em 115 por cento na conclusão de inquéritos e 37 nos instaurados. Em 100 dias foram enviados à Justiça 86 inquéritos e abertos 92. No período, 885 veículos, a maioria motocicletas, foram recuperados na Grande Cuiabá.

A repressão ao tráfico doméstico e tráfico interestadual de entorpecentes foi intensificada pela Delegacia Especializada de Entorpecentes, que instaurou 266 inquéritos e concluiu 208, superando a meta em 60 por cento na abertura de novos inquéritos e 37 por cento nos concluídos.

No período de 100 dias, foram apreendidos 1.350 quilos de entorpecentes no Estado de Mato Grosso, sendo mais de 400 quilos na região metropolitana, em ações da DRE e também da Polícia Militar.

No interior, as  Delegacias de Roubos e Furtos, de Sinop e Rondonópolis, também atenderam as expectativas, elevando o número de investigações de roubos e tráfico de drogas. Em Sinop foram  concluídos 49 inquéritos de roubos e 34 por tráfico de drogas. Também foram instaurados 72 inquéritos de roubos e 41 para investigar o tráfico de drogas.

Em Rondonópolis foram concluídos 88 casos de roubos e instaurados 124. Para o tráfico de drogas, a Polícia Civil finalizou 49 e iniciou 48 investigações.

Todas as delegacias cumpriram várias ordens judiciais (mandados de busca e apreensão), para o andamento e conclusão das investigações.

FLAGRANTES  

Nas Centrais de Plantão de Cuiabá e Várzea Grande, no período de 21 de janeiro a 30 de abril, foram lavrados 1.671 autos de prisão em flagrante (APF) e 993 termos circunstanciados de ocorrências (TCO). Os flagrantes foram formalizados nos  plantões da segunda Delegacia de Polícia (Planalto), primeira Delegacia de Polícia, em Várzea Grande, e Delegacia de Roubos e Furtos de Cuiabá. No mesmo período de 2014, foram 1.646 APF e 1.428 TCOs, nos três plantões.  

O nome da  Actio Auctoritatis, é alusivo a ação de autoridade.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/8633/visualizar/