Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Sexta - 08 de Maio de 2015 às 13:56
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 Diante das discussões sobre o Posto Fiscal Benedito Corbelino (Dito Preto), localizado no km 4 da BR-163, em Itiquira, o deputado estadual Max Russi  (PSB) pediu ao Governo do Estado que avalie a possibilidade de se construir uma nova unidade, na vila Ouro Branco. O pedido foi feito pelo parlamentar em reunião com a secretária-adjunta executiva do núcleo fazendário da Sefaz, Maria Célia de Oliveira Pereira, e com o vice-prefeito e o vereador por Itiquira, Celso Dalastra e Josenildo Alves Martins, respectivamente.

Na oportunidade, Max apresentou as vantagens de construir um novo ponto de fiscalização. “Mais do que a inviabilidade da duplicação da BR-163, que passará pelo pátio do posto, uma nova unidade fiscal colocaria fim ao problema, enfrentado há anos pelos servidores e contribuintes, em função das péssimas condições de infraestrutura. Elas vão desde a falta de manutenção básica, até a falta de banheiros, refeitórios e outros”, justificou o parlamentar.

“Para efetivar a duplicação da BR-163 seria necessária uma adequação do posto, incluindo uma reforma geral. Então porque não investir numa nova unidade em local estratégico?”, questionou o deputado.

Quanto ao posicionamento da Sefaz, a secretária Maria Célia destacou o interesse do Estado em levar melhorias para os trabalhadores e usuários das unidades fiscais. “Precisamos garantir avanços nas condições de trabalho e trafegabilidade nas estradas, diminuir o tempo das paradas, ofertar mão de obra qualificada e tecnologia de ponta. O secretário Paulo Brustolin e toda a equipe estão empenhados para adequar todas as unidades fiscais, que estão em situações precárias”, ressaltou Maria Célia.

Quanto ao posto de Itiquira, a secretária-adjunta explicou que a situação é mais grave, já que com a duplicação, a BR-163 passará por dentro do pátio, tornando necessários investimentos em adequação e reestruturação da unidade, que além da precariedade da infraestrutura, não oferece espaço para os caminhoneiros que precisam parar no posto. "Há interesse sim, na construção de um novo ponto, porém precisamos destacar que tudo parte de estudos de viabilidade técnica e econômica”.

O vice-prefeito de Itiquira se comprometeu a, com o apoio do prefeito, tentar viabilizar um terreno, como contrapartida do Poder Executivo Municipal e de empresários da região, para construir a nova unidade.

Desenvolvimento

 Durante a reunião, Max também pediu que a Secretaria priorize a mão de obra local. Apesar de ser uma unidade de fiscalização do Estado, o contrato de prestação de serviços é de uma empresa de Mato Grosso do Sul. “Itiquira é um município que vem sofrendo uma evasão muito grande, por falta de oportunidade pros moradores. A instalação do posto fiscal e a prioridade na contratação de empresas de prestação de serviço e fornecimento de mão-de-obra locais, contribuirão para geração de emprego e renda e consequentemente, para o desenvolvimento econômico e social”, argumentou.

Dito Preto 

O posto Benedito Corbelino é o principal ponto de fiscalização do Estado, pois atua nas exportações e importações oriundas principalmente nas regiões Sul e Sudeste do país. Estima-se que cerca de 90% de todo volume de mercadorias que transitam pelo Estado passem pela unidade, que faz divisa entre Mato Grosso e Mato do Sul.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/8660/visualizar/