Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Sexta - 08 de Maio de 2015 às 09:10
Por: Diário de Cuiabá

    Imprimir


 A expectativa é de que na próxima semana o processo de registro de candidatura do ex-prefeito de Nova Bandeirantes, Valdir Barranco (PT), seja finalizado e defina-se também como ficará a composição na Assembleia Legislativa. Isto porque, o petista já foi considerado elegível e com isso deve assumir a vaga do coronel Pery Taborelli (PV). 

O ministro Admar Gonzaga Neto pediu vista para apreciar sobre uma questão técnica-jurídica sobre o entendimento de que o processo deveria retornar ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), porém, os ministros já deram provimento para afastar a ilegitimidade da prestação de contas da Câmara Municipal de Nova Bandeirante. Barranco obteve cinco votos favorável pela elegibilidade. Apenas a ministra Maria Thereza de Assis Moura, relatora do processo, votou contrário ao deferimento do registro. 

O ministro Gilmar Mendes, que havia pedido vista, acatou o recurso do petista e sem a necessidade de retornar os autos ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT). Com isso, o ministro Dias Toffoli reformulou seu voto e seguiu Mendes, assim como João Otávio de Noronha. Barranco teve o registro indeferido pelo TRE-MT por ter sido enquadrado na Lei da Ficha Limpa, já que teve as contas da prefeitura de Nova Bandeirantes rejeitada pela Câmara Municipal.

Porém, a defesa alegou perseguição política, já que o petista denunciou um grupo de vereadores por extorsão, o que gerou a prisão dos parlamentares, notícia que ganhou repercussão nacional. As contas foram rejeitadas apesar do parecer do Tribunal de Contas do Estado pela aprovação. Recentemente, Barranco conseguiu que a sessão na Câmara fosse anulada, e uma nova foi realizada e as contas aprovadas. Com isso, os ministros entendem que não há mais argumentos que sustente a inelegibilidade do petista. 

Porém, há uma tese jurídica de que o processo deveria retornar ao TRE-MT para dar a palavra final. Mesmo que a ação acabe retornando para o Tribunal em Mato Grosso, o advogado garante que Barranco já tem respaldo legal para assumir a vaga na Assembleia. 

O petista assumirá a cadeira do coronel Pery Taborelli (PV), que teve de renunciar o cargo de vereador em Várzea Grande para ser empossado no Parlamento estadual. 

Na eleição Barranco obteve 19.227 votos, enquanto o verde conquistou 18.523. Sendo assim, com base no novo coeficiente eleitoral a vaga vai 





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/8672/visualizar/