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CIDADANIA
Quinta - 07 de Maio de 2015 às 14:57
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

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 A Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), por meio da Secretaria Adjunta de Assistência (SAAS), está orientando o beneficiário do programa Bolsa Família a ficar atento ao extrato de pagamento conforme nota oficial do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

Por meio do extrato, o governo federal envia mensagens importantes com recomendações para as famílias, como a necessidade de atualizar o cadastro ou o eventual descumprimento de condicionalidades do programa, que exige frequência às aulas e a manutenção das cadernetas de vacinação em dia, por exemplo.

De acordo com a coordenadora geral de Administração de Benefícios do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Caroline Paranayba, esas mensagens são o meio mais direto de comunicação entre o governo federal e a família. “É sempre importante que ela esteja atenta ao sacar o seu benefício e observe se tem alguma mensagem naquele mês”, explica.

Ao receber uma mensagem no extrato, o beneficiário pode ligar para a Central de Relacionamento do MDS, telefone 0800-707-2003, para esclarecer dúvidas. Outro canal de atendimento é o setor responsável pelo Bolsa Família na sua cidade.

“É importante ler a mensagem do extrato. Por meio dele, nós convocamos ao longo dos meses as famílias para fazer algum procedimento. Se a família não observa essa mensagem, ela pode descumprir algum compromisso e isso pode levar à interrupção do pagamento, até que se resolva o problema”, explica a coordenadora.

Toda família, ao sacar o benefício tanto nas agências da Caixa Econômica Federal, nos lotéricos ou nos postos CAIXA Aqui, recebe o extrato como um comprovante do saque.

 Nas mensagens, podem ser encontradas informações como a necessidade de atualização do Cadastro Único, dos dados escolares, sobre condicionalidades, avisos para fazer o pré-natal ou sobre bloqueio dos benefícios.





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