Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Quarta - 06 de Maio de 2015 às 15:52
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


Projeto apresentado pelo deputado Dilmar Dal Bosco (DEM) na sessão legislativa de hoje (6/5), prevê a celebração de convênios entre o Poder Executivo  e empresas privadas  para viabilizar o Projeto Adote Uma Escola. O objetivo, segundo o autor, é incentivar pessoas jurídicas a contribuírem  para a melhoria da qualidade do ensino na rede pública estadual.

A participação de pessoas jurídicas no programa, de acordo com a proposta, seria de forma indireta, através da doação de equipamentos, realização de obras de manutenção, conservação, pintura, reforma ou ampliação de prédios escolares ou de outras ações que visem melhorar a qualidade do ensino público estadual.

“Assim que a escola é adotada, a empresa se reúne com direção, a coordenação e com os professores para identificar quais são as necessidades e as deficiências. Essas podem variar desde a falta de livros até questões relacionadas ao comportamento humano. A partir do diagnóstico, é traçado um plano de ação, com metas e caminhos para chegar até elas”, explica o autor da matéria. 

Além dos ganhos sociais, a empresa participante do programa terá reservado espaço na escola adotada, em local visível ao público, para colocação de placa indicativa de seu patrocínio. A evolução do desempenho escolar dos alunos  será  mensurada por uma equipe disciplinar.

“Cada unidade educacional terá uma pessoa que intermediará a empresa e a direção da escolar, com a realização de avaliação interna para fins de mensurar o desenvolvimento no desempenho escolar”, defendeu Dilmar.

Em sua justificativa Dal Bosco afirma que já existem Estados com projetos de lei e leis análogas, onde a iniciativa é um sucesso, tais como Rio de janeiro (Projeto de Lei nº 2155/98), São Paulo (Projeto de Lei nº 921/93) e Rio Grande do Sul (Lei nº 11.126/98). Nesses, os parceiros, junto com a direção e coordenação das escolas, adotam medidas com o objetivo de melhorar as notas dos alunos.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/8694/visualizar/