Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍCIA
Quarta - 06 de Maio de 2015 às 13:50
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 O Governo do Estado de Mato Grosso inaugurou na base do Serviço de Operações Penitenciárias Especializadas (SOE), da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh). Durante a cerimônia, o governador Pedro Taques fez a entrega de equipamentos bélicos para o setor, que já estão sendo repassado para as unidades de todo o estado. O investimento total chega a R$ 4,2 milhões.

O governo adquiriu 692 Pistolas Calibre .40, 96 Fuzis, 214 espingardas CTT 40, 443 espingardas calibre 12, 170 revólveres e 695 coletes de proteção balística. Todo o material bélico do sistema penitenciário fica sob a guarda do SOE e é gerido pelo Departamento de Armas e Logística Penitenciária (DALP) setor responsável pela aquisição, controle, distribuição e guarda deste material.

Pedro Taques acredita que esta é uma ação de investimento em segurança pública. “Quando se fala em segurança temos que falar também do Sistema Penitenciário, que busca a ressocialização; no entanto, em determinadas situações é possível e necessário à utilização da força progressiva, o que se diz como violência legítima, para proteger o cidadão sempre dentro da lei, pois o Estado não pode se igualar aos criminosos. Por isso, a entrega destes materiais hoje aqui para o sistema, para que eles possam usar isso dentro da legalidade. O secretário Márcio e sua equipe estão de parabéns”.

O secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Márcio Frederico de Oliveira Dorilêo, destacou o investimento na aquisição de material bélico. “Esta é uma ação estratégica do Estado, que demonstra a preocupação com a segurança do Sistema Penitenciário, ofertando à sociedade a entrega de equipamentos condizentes a necessidade com o trabalho dos nossos agentes penitenciários”.

A nossa base surgiu na necessidade de ter uma resposta para agir em momentos de crise dentro do sistema penitenciário de Mato Grosso. O SOE é capacitado para qualquer situação que envolva alto grau de periculosidade, anteriormente estas ações eram feitas pela Polícia Militar, hoje o sistema é totalmente independente”, disse o diretor do SOE, Anderson Santana da Costa.

SOE

O SOE tem como principais atividades restabelecer a segurança, a ordem e a disciplina nos estabelecimentos penais; executar ações de intervenção em ambiente prisional para conter rebeliões, motins, tentativas de fugas, incêndios, e outras crises, bem como proceder a revistas, específicas e pré-agendadas, e atuar em situações que envolvam reféns.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/8702/visualizar/