Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍCIA
Quarta - 06 de Maio de 2015 às 10:12
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 Um total de 344 inquéritos de homicídios e latrocínios foram concluídos na operação "Sicários", deflagrada pela Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso, dentro do plano operacional da Secretaria de Estado de Segurança Pública, para os primeiros 100 dias do ano de 2015. A operação para conclusão de inquéritos de assassinatos iniciou no dia 21 de janeiro e finalizou no dia 30 de abril, na região metropolitana e interior do Estado de Mato Grosso.

A meta inicial era enviar à Justiça 200 inquéritos de assassinatos (homicídios e latrocínio), sendo 100 na região metropolitana, Cuiabá e Várzea Grande, e 100 no interior do Estado, com prioridade aos municípios de Sinop e Rondonópolis.

O delegado geral da Polícia Judiciária Civil, Adriano Peralta Moraes, destacou o empenho de todas as Delegacias que ultrapassaram a meta e concluíram 330 inquéritos de homicídios dolosos no Estado de Mato Grosso, em 100 dias, além de 14 casos de latrocínios - sendo oito roubos seguido de morte concluídos pela Delegacia de Roubos e Furtos da Capital, 1 pela Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e 5 no interior de Mato Grosso.  

"Os resultado desse trabalho foi excepcional. A meta da Polícia Civil é investigar e concluir procedimentos, pois isso influência mediatamente nos índices criminais, reduzindo a sensação de impunidade e fazendo com que os autores sejam efetivamente processados e julgados", destacou o delegado geral, Adriano Peralta.

Na região metropolitana, a Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), superou as expectativas e enviou à Justiça 185 inquéritos de homicídios, ocorridos em Cuiabá e Várzea Grande. De acordo com a delegada titular da Especializada, Anaide Barros, todos os casos estão com a autoria esclarecida e alguns dos autores foram presos durante a operação. "Esse número só foi possível devido a dedicação extrema de toda a equipe. Foi um trabalho excepcional, de dedicação integral de toda a equipe", destacou a delegada.

Conforme Anaíde foi estipulada uma meta individual para cada um dos seis cartórios e mesmo com as dificuldades enfrentadas no período da operação, como greve dos escrivães, reestruturação da delegacia e a readequação dos servidores nos cartórios, os números ultrapassaram o objetivo de concluir 100 inquéritos na operação. "Toda a delegacia esteve empenhada nesse trabalho", afirma.

Um dos criminosos presos durante a operação Sicários é Eduardo Paiva de Souza, 21 anos, conhecido por "Dedão", acusado de aterrorizar o bairro Pedra 90 e região, com o assassinato de quatro pessoas e tentativa de homicídio contra outro, por motivos banais. O suspeito está preso desde o dia 17 de abril, quando a teve mandado de prisão cumprido.

A região do  bairro Pedra 90, que chegou ao pico de 16 de homicídios neste ano, está com atenção especial da DHPP, que já tem a autoria de mais de 50% dos crimes praticados na região.

No interior do Estado foram concluídos 145 inquéritos de homicídios e 5 latrocínios. Os municípios de Sinop e Rondonópolis eram regiões prioritárias em razão do índice de criminalidade. Em Rondonópolis foram concluídos 35 inquéritos de homicídios e Sinop 26.  Em Sinop, os crimes reduziram 38,9% em relação ao ano de 2014 e Rondonópolis baixou para 20%.

Entre os homicídios esclarecidos em Sinop, está o duplo assassinato de  Cristian Jhony Campos e Patrick Soares dos Santos e tentativa de homicídio contra uma terceira pessoa, ocorridos no dia 2 de novembro de 2014, na praça central da cidade.

O suspeito Tafarel Rodrigues Pereira Maciel foi preso em Primavera do Leste, em cumprimento de mandado de prisão. Outras duas pessoas foram indiciadas no inquérito policial. A motivação do duplo homicídio e tentativa de homicídio está relacionada a rixa entre as vítimas e os autores.

Outras cidades como Tangará da Serra (com 26 inquéritos, sendo  23 homicídios e 3 latrocínios) e Diamantino (12 inquéritos de homicídios), alcançaram números importantes na solução dos crimes. 





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/8708/visualizar/