Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Sexta - 17 de Abril de 2015 às 16:08
Por: Midianews

    Imprimir


 No primeiro trimestre de 2015, foram registrados em Mato Grosso 217 homicídios dolosos. Em relação ao ano passado, quando foram registrados 318 assassinatos, no mesmo período, esse número representa uma queda de 32%.

Em Várzea Grande, a redução nos três primeiros meses deste ano foi de 48% (27 assassinatos), em relação ao ano passado (82 assassinatos). O mesmo aconteceu em Sinop (38,9%) e Rondonópolis (20%).

Os números foram divulgados nesta sexta-feira (17), pelo secretário de Estado de Segurança Pública, Mauro Zaque. Acompanhado da cúpula da pasta, o secretário explicou que, em Cuiabá, houve um "empate".
 
“Tínhamos uma projeção, resultante das análises dos anos anteriores, 2012 até 2014 - ano em que os índices registraram uma elevação de 41% em relação a 2013 –, traduzida por uma curva crescente em relação aos homicídios dolosos. Conseguimos fazer com que essa curva fosse estabilizada. Agora, vamos trabalhar para reduzir esses índices”, afirmou, durante coletiva de imprensa.

Sem comentar com mais detalhes os números registrados na capital, Zaque disse que  as análises relativas à Cuiabá só serão divulgadas na semana que vem.
 
“Em relação aos latrocínios – que acabam sendo contabilizados na conta dos homicídios -, a Segurança vem promovendo ações de caráter repressivo e preventivo. Agora, após 100 dias, nós iremos afinar as nossas políticas, para que possamos continuar derrubando esses números, a fim de mantê-los em níveis aceitáveis”, completou.
 
Resultados

A queda nos índices gerais da violência no Estado e nos números registrados em Várzea Grande, Sinop e Rondonópolis, o secretário Mauro Zaque atribuiu ao empenho das forças de Segurança Publica, nas ações realizadas nesses primeiros 100 dias do Governo Pedro Taques.
 
Ao ser questionado sobre o registro, nos últimos dias, de casos de violência em Cuiabá e Várzea Grande, Zaque destacou que são fatos pontuais.
 
“Não podemos pegar um fato isolado e trazer para um contexto de todo um sistema que vem apresentando resultados positivos. Esses fatos pontuais devem ser contidos com ações contínuas, no médio e longo prazos, e novos investimentos financeiros para aquisição equipamentos de segurança, armamentos, viaturas, e estruturas de inteligência”, disse.
 
Segundo o secretário, na semana que vem devem ser anunciados novos investimentos nesse sentido.

“Vidas estão sendo salvas. Não significa que o problema está resolvido, longe disso. Ainda temos uma tarefa monstruosa pela frente. Isso vai demandar tempo. Mas, por outro lado, demonstra que a política de enfrentamento, nesse primeiro momento, está no caminho certo”.
 
Entre as metas previstas pela nova gestão, para os 100 primeiros dias de Governo em relação à Segurança Pública, está a redução no número de assassinatos em Mato Grosso.  




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/8971/visualizar/