Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍCIA
Terça - 07 de Abril de 2015 às 13:00
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


Ao longo de 100 dias de gestão, a Segurança Pública de Mato Grosso desenvolveu ações em diversas frentes de atuação no Estado para a prevenção e combate à criminalidade, seja no cumprimento de mandados, na repressão qualificada a crimes que assolam a sociedade, como roubos e homicídio, além da presença da polícia nas ruas de todo Estado. Todas as ações foram planejadas dentro da macro operação Impacto, que é subdividida em três importantes operações que, desde o dia 6 de janeiro acontecem em várias cidades de Mato Grosso.

As ações da Operação Impacto são respaldadas pela atividade de Inteligência da Segurança Pública. A atuação direcionada das polícias refletiu na apreensão de mais de uma tonelada de drogas, sendo 864 quilos apenas pela Polícia Militar. Traficantes e homicidas procurados pela Justiça também foram presos, como foi o caso de Paulo Berechavinski, de 52 anos, procurado pela Justiça de três Estados: Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, e condenado a mais de 300 anos de prisão pela autoria de mais de 30 homicídios.

Além disso, o trabalho integrado possibilitou o desbaratamento de diversas quadrilhas, sendo a mais recente da facção criminosa Comando Vermelho de Mato Grosso (CV-MT), que comandava a prática de crimes de dentro dos presídios do Estado.  

O êxito de todas as operações deu-se pelo fortalecimento das agências de Inteligência unido à repressão qualificada. Dentro do planejamento estratégico de atuação, a macro Operação Impacto foi subdividida em três outras operações paralelas: Start, Asfixia e Precisão.  

A operação “Start” marca a presença das forças policiais do Estado nas ruas das principais cidades. A Operação “Asfixia” acontece baseada em um mapeamento das principais áreas de criminalidade do Estado e, na Operação “Precisão”, são cumpridos mandados de busca e apreensão e prisão.  

Números  

Do dia 6 de janeiro, quando começaram as operações em todo Estado, até o último dia 5 de abril, a Polícia Militar abordou 199.963 pessoas, 60.436 veículos, 86.109 motos, 307 mandados de prisão foram cumpridos, 5.073 veículos foram apreendidos, 471 veículos e 611 motos foram recuperados e 305 armas de fogo foram retiradas de circulação.  

Já o Corpo de Bombeiros realizou, até o dia 29 de março, 359 vistorias à estabelecimentos, 274 notificações foram expedidas e oito interdições. A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) teve 4.813 perícias solicitadas, sendo 4.862 com laudos concluídos.  

As ações da Polícia Judiciária Civil estão voltadas para duas importantes operações: “Sicários”, que visa concluir 200 inquéritos policiais de crimes dolosos contra a vida, como homicídios e latrocínios; e a operação Actio Auctoritatis, que tem como foco intensificar as investigações de crimes de roubo e tráfico de drogas.  

As duas operações integram o plano operacional da Secretaria de Segurança Pública (Sesp) para o enfrentamento à criminalidade nos primeiros 100 dias de 2015.  

Pela Operação "Actio Auctoritatis" no período de 21 de janeiro a 29 de março, foram instaurados na Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Cuiabá (Derf), 177 inquéritos, sendo 151 já concluídos. Vinte mandados de prisão cumpridos e 21 prisões efetuadas. Na Derf de Várzea Grande foram 56 inquéritos instaurados sendo 39 já concluídos. Nove mandados de prisão cumpridos e 19 prisões efetuadas.  

Ainda dentro da Operação "Actio Auctoritatis", a Delegacia Especializada de Repressão à Entorpecente (DRE) instaurou 202 inquéritos, sendo 152 já concluídos. Três mandados de prisão cumpridos e 57 prisões foram efetuadas.  

Já na Operação Sicários, a Delegacia Especializada de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) instaurou 81 inquéritos e concluiu 91. Oito mandados de prisão foram cumpridos e 10 prisões efetuadas.  

Cada uma dessas operações é direcionada em uma frente de atuação que previne, reprime e combate o crime no Estado. Mesmo após os 100 dias de gestão, as ações da Operação Impacto continuam, com incremento de outras operações, tais como: Operação Boca Limpa, que irá cumprir mandados de busca e apreensão em pontos de tráfico de drogas em todo Estado; e o Pacto Contra a Impunidade, que terá ações voltadas para cumprimento de mandados de prisão em aberto. 

 Além disso, as ações da operação Precisão também serão lapidadas com foco no levantamento da Inteligência em relação às lideranças negativas no tráfico de drogas, quadrilhas de roubo e desmanche de carros e reincidentes em crime de homicídio.  

Novo Modelo  

Segundo o secretário de Estado de Segurança Pública, Mauro Zaque, esse é o novo modelo de gestão da segurança baseado na atuação regionalizada e integrada que já vem apresentando resultados positivos. “Esse é o início de um trabalho que, após serem corrigidas eventuais falhas, será aprimorado e servirá como base para a elaboração da política de segurança pública”, destacou.  

Zaque frisou ainda o empenho das instituições Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros, Politec e demais forças nos trabalhos desempenhados ao longo dos 100 primeiros dias de gestão. “Mesmo diante de todas as dificuldades herdadas pelo atual governo, as forças de segurança mostraram com ações concretas que o cidadão de bem de Mato Grosso é a nossa prioridade”, completou. 

Demais ações  

No próximo mês de agosto, a Segurança Pública terá seu efetivo reforçado com a inclusão de 600 policiais militares, 600 policiais civis e 300 bombeiros oriundos do último concurso público realizado para área da Segurança.  

Os novos soldados da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros já estão em formação na academia e deverão estar nas ruas até meados de agosto deste ano.  

Ainda para incremento do efetivo da Segurança Pública, o Governo do Estado deverá lançar, este ano, um concurso público para a contratação de 100 novos delegados de Polícia.  

Além do reforço no quadro funcional da Segurança, também será aberto processo para locação de 200 novas viaturas para as polícias Civil e Militar; aquisição de novo fardamento para a Polícia Militar e aquisição de três mil coletes a prova de bala para proteção dos policiais em serviço.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/9148/visualizar/