Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Terça - 31 de Março de 2015 às 00:01
Por: Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


O senador Wellington Fagundes (PR-MT) pediu ao ministro-chefe da Secretaria da Aviação Civil, Eliseu Padilha, que determine a priorização das ações de conclusão das obras do Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande. Segundo ele, o Estado perde muito – tanto em imagem como em desenvolvimento – diante da situação, prejudicando, principalmente, o desenvolvimento da aviação regional. “Não bastasse os problemas, o aeroporto ainda vem se tornando uma nota triste para a cidade” – disse.

As obras de ampliação e modernização, segundo o parlamentar republicano, se arrastam há pelo menos 15 anos. O aeroporto foi incluído no pacote de obras da Copa do Mundo, da qual a Capital de Mato Grosso foi sede. Porém, não foi concluído a tempo e o convênio entre o Governo do Estado e Infraero foi, novamente, assumido pela estatal.

“Nós estamos em Mato Grosso, no centro do Brasil. Cuiabá é o centro geodésico da América do Sul, mas temos uma aviação regional praticamente incipiente” – frisou o senador na conversa com o ministro Padilha.

O parlamentar explicou ao ministro que a cidade tem condições de se transformar em um grande polo da aviação do Mercosul. Ele disse inclusive que existe possibilidade de o aeroporto, diante das potencialidades econômicas do Estado, se transformar até um ‘hub’(ponto central de conexão) para atender o Mercosul. “Hoje não existe nenhum voo que integre qualquer país do bloco, mesmo estando tão próximo. Isso seria importante acontecer” – disse.

Wellington destacou dados de uma pesquisa encomendada pela própria Secretaria de Aviação Civil, que aponta que o terminal recebeu a menor nota entre 15 aeroportos em todos os itens pesquisados. Os passageiros responderam questões relacionadas a 48 quesitos, incluindo parâmetros utilizados em avaliações internacionais, como o tempo de espera no check-in, a oferta de transporte público e restituição de bagagem.

Recentemente, Wellington tratou do mesmo tema com o ministro do Turismo, Vinicius Lages, exatamente para dar continuidade às discussões relacionadas ao legado pós Copa do Mundo. Segundo ele, Mato Grosso demonstrou todas as condições – em avaliação internacional – de abrigar grandes eventos e atrair turistas.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/9248/visualizar/