Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍCIA
Quinta - 26 de Março de 2015 às 06:55
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 Mais de 100 cabeças de gado roubadas entre os municípios de Brasnorte (579 km a Noroeste) e Campo Novo do Parecis (396 km a Noroeste) foram recuperadas pela Polícia Judiciária Civil, na segunda-feira (23.03), no município de Aripuanã (1.002 km a Noroeste). Na ação, os irmãos Willian Fernandes e Renato Fernandes foram presos em flagrante pelos crimes de receptação qualificada, associação criminosa e por crime contra a Ordem Tributária.

O roubo aconteceu no dia 15 de março, durante o transporte das 104 cabeças de gado até o município de Comodoro (644 km a Noroeste). Nas proximidades do trevo de acesso aos municípios de Brasnorte e Campo Novo do Parecis, a carreta que transportava os animais foi interceptada pelos criminosos, que utilizaram outros caminhões para levar o gado.

O boletim de ocorrência do roubo foi registrado na Delegacia de Brasnorte, que deu início as investigações, porém após receber uma série de denúncias, a Delegacia de Aripuanã começou a apurar se o gado poderia ter sido transportado para o município.

De acordo com o delegado, Vinícius de Assis Nazário, desde sábado (21.03) a polícia tinha informações de que esse gado estaria na região e após algumas diligências sigilosas foi possível obter informações sobre o paradeiro dos animais.

Durante as diligências, policiais de Aripuanã apreenderam em poder dos suspeitos, um caminhão na comunidade do Projeto Lontra, com 20 cabeças de gado, que faziam parte da carga roubada. Em continuidade as buscas, as outras cabeças de gado foram localizadas na Fazenda Taquaral, localizada a 57 quilômetros de Aripuanã.

Segundo o delegado, os irmãos arrendaram o pasto da fazenda para colocar o gado roubado. Outras cinco pessoas foram conduzidas a Delegacia para prestar esclarecimentos e posteriormente liberadas por não terem envolvimento no crime.

Os irmãos foram autuados pelos crimes de receptação qualificada, associação criminosa e por crime contra a ordem tributária, visto que estavam comercializando e transportando o gado sem a necessária Guia de Transporte Animal (GTA), o que exige o recolhimento de impostos.

Além desses crimes, o acusado, Renato Fernandes, responderá pelo crime de porte ilegal de arma de fogo de uso permitido, pois no interior de sua camionete foi encontrado um revólver calibre 38 e 09 munições intactas.

A Polícia Judiciária Civil segue investigando o caso para identificar e localizar as outras pessoas que participaram dos crimes e o inquérito policial deve ser concluído nos próximos dias. 

A prisão está inserida na operação "Actio Autoritatis", que visam fortalecer investigações de tráfico de drogas e roubos no Estado de Mato Grosso. O trabalho integra o plano estratégico da Secretaria de Estado de Segurança Pública.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/9293/visualizar/