Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADANIA
Segunda - 23 de Março de 2015 às 08:02
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 Um convite à cidadania e ao aprendizado. Assim foi a visita de dois adolescentes do Centro Socioeducativo de Cuiabá ao projeto de Atividade Cultural Externa no Sesc Arsenal. O objetivo do programa é desenvolver a autoestima, disciplina, e valorização pessoal do adolescente, por meio do acesso a programações culturais como teatro, literatura, música, etc. Essas atividades buscam sensibilizar o jovem para um mercado de trabalho que envolva habilidades destes segmentos.

Ao chegar ao Sesc, o grupo composto por um policial militar, dois agentes socioeducativos e profissionais do Núcleo de Projetos, acompanharam os adolescentes L.V.C.P (18) e M.D.A.S (17) até a sala de cinema. Lá eles puderam assistir o filme: “Meu amigo Storm”, que conta a história de um garoto que perdeu a mãe e é criado pelo pai, com dificuldades de relacionamento na escola, encontra um cachorro de rua, melhor amigo, passando a treiná-lo e tornando-se um vencedor.

Após o filme, o grupo foi convidado a conhecer a exposição do artista plástico Gervane de Paula. Depois eles foram guiados para a biblioteca infanto-juvenil e brinquedoteca. Em todos os locais a guia orientava sobre os espaços e como poderiam ser utilizados, o que despertou interesse dos adolescentes que relataram o desejo de levar os familiares para conhecer o Sesc. A visita durou cerca de duas horas e meia, sendo oferecido no final das atividades um lanche para os adolescentes.

“Percebemos que houve uma mudança positiva no comportamento desses adolescentes, pois eles puderam enxergar com novas perspectivas de futuro. O Sesc Arsenal já foi um arsenal de guerra, logo depois um presídio e hoje um centro cultural, é um belo exemplo para esses jovens da possibilidade de se transformar”, disse o Diretor da Unidade Socioeducativa Luiz Gustavo Miranda de Paula.

Idealizado pela educadora física Elka Moura Victorino e executado com o apoio do Núcleo de Projetos e da Diretoria do Centro Socioeducativo, o projeto atingiu os objetivos propostos, oferecendo opções de lazer que levam a reflexão e interação social.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/9366/visualizar/