Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
MEIO AMBIENTE
Quinta - 19 de Março de 2015 às 15:50
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


Via Convênio com a Prefeitura de Várzea Grande {coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável}, os produtores familiares do Assentamento Sadia I (às margens da Br-163) foram capacitados pelo Senar/MT em fevereiro último para a produção de hortaliças (holericultura). Segundo o adjunto da secretaria, Zito Portela, esse curso foi importante para que os agricultores tivessem preparo técnico e produzir à altura das condições da área e do próprio potencial disponível no assentamento.
 
"É importante ressaltar que esse curso veio ao encontro das aspirações dos anseios dos pequenos produtores e, também, do projeto do PAA (Projeto de Aquisição de Alimentos). Agora em 2015, entregaremos R$ 375 mil reais da agricultura familiar para quatro CRAS e um Asilo de Idosos em Várzea Grande. É uma sequência preparatória para que a produção familiar alcance patamares em escala constante, paralela às metas dos seus integrantes." 
 
Outra informação de Portela é que o curso do Senar/MT aproveitou as 18 estufas de fertiirrigação, destinadas à produção de holericultura (hortas, alface, folhagens em geral). "A utilização da estrutura das estufas construídas no Sadia I possibilitou um aprendizado técnico apurado, pois os agricultores sentiram, na prática, qual eram os resultados do empenho produtivo, com melhor qualidade e em maior quantidade."
 
Para o secretário Versides Sebastião, a produção familiar é um dos grandes potenciais ainda hibernados em Mato Grosso, incluindo o município várzea-grandense e Baixada Cuiabana. "Começa a deslanchar, mas falta bastante para atingir o ápice da expectativa de todos que aguardam os produtos oriundos das pequenas propriedades, a exemplo do Sadia I.Querem e podem produzir, mas estão parcialmente emperrados por falta de conhecimento. Precisam ter noção do que podem realizar nas propriedades, ilusoriamente vistas por alguns como local de lazer e não de produção regular. Daí o empenho da Prefeitura e parceiros institucionais (Senar/MT) na aplicação dos cursos de capacitação."




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/9411/visualizar/