Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍCIA
Segunda - 16 de Março de 2015 às 09:37
Por: G1

    Imprimir


 A Polícia Federal cumpre a 10ª fase da Operação Lava Jato desde as 6h desta segunda-feira (16) no Rio de Janeiro e em São Paulo. Conforme a PF, serão cumpridos: dois mandados de prisão preventiva, quatro mandados de prisão temporária e 12 mandados de busca e apreensão. A prisão temporária tem prazo de cinco dias, podendo ser prorrogada pelo mesmo período. Já a prisão preventiva não tem prazo pré-definido.

A operação foi batizada de "Que país é esse" e faz referência a uma frase dita por Duque quando foi preso pela primeira vez, em novembro de 2014. Quarenta policiais federais participam da operação.

Ainda conforme a PF, os dois mandados de prisões preventivas são contra o ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque, que foi preso na casa dele, no Rio de Janeiro, e o empresário paulista Adir Assad, investigado na CPI do bicheiro Carlos Cachoeira, e que também já está detido.

Renato Duque já havia sido preso durante a sétima fase da operação, em dezembro, mas conseguiu um alvará de soltura dias depois. A PF informou ainda que todos os presos serão trazidos para o Paraná ainda nesta segunda. 

Entre os crimes investigados nesta etapa da operação estão associação criminosa, uso de documento falso, corrupção passiva e ativa, fraude em licitação e lavagem de dinheiro.

Em janeiro um documento foi encaminhado pelo procurador Rodrigo Janot ao ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), pedindo a revogação do habeas corpus de Duque. Janot considerava que Duque poderia fugir do país.

Duque foi apontado por dois delatores da Lava Jato como um dos funcionários da Petrobras que recebiam propinas de empresas que firmavam contratos com a estatal. O nome dele aparece em depoimentos do ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa e de Pedro Barusco, que era gerente de Serviços e subordinado de Duque na estatal. O doleiro Alberto Youssef também citou o nome de Duque em depoimentos referentes aos desvios da Petrobras.

O ex-diretor deixou a carceragem da Polícia Federal, em Curitiba, no dia 3 de dezembro. O habeas corpus concedido a ele foi assinado pelo ministro Zavascki, que acatou um pedido da defesa para revogar uma decisão do juiz federal Sérgio Moro, o qual decretou a prisão preventiva do executivo da Petrobras.

O advogado Alexandre Lopes de Oliveira, que representava Duque à época da prisão do ex-diretor, foi procurado pelo G1, mas não foi encontrado para comentar o documento assinado por Janot.

As outras fase da Operação

Desde que foi deflagrada, a Lava Jato cumpriu dezenas de mandados em várias etapas. A maior delas se deu em novembro de 2014, quando foram cumpridos 49 mandados de busca e apreensão, seis de prisão preventiva, 21 de prisão temporária e nove de condução coercitiva. Esta fase culminou na abertura de seis ações penais contra executivos de empreiteiras, além de ex-diretores da estatal e pessoas acusadas de operar o esquema de pagamentos de propina.

Veja as datas das operações:
1ª fase (17/03/2014) – Operação é deflagrada em sete estados e cumpre 130 mandados judiciais.
2ª fase (20/03/2014) – Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão e um de prisão temporária.
3ª fase (11/04/2014) – Foram cumpridos 16 mandados de busca, 3 de prisão temporária e 6 de condução coercitiva.
4ª fase (11/06/2014) – Foram cumpridos um mandado de busca e apreensão e outro de prisão preventiva.
5ª fase (01/07/2014) – Foram cumpridos 7 mandados de busca, 1 de prisão temporária e 1 de condução coercitiva
6ª fase (22/08/2014) – Foram cumpridos 15 mandados de busca e 1 de condução coercitiva
7ª fase (14/11/2014) – Foram cumoridos 49 mandados de busca, 6 de prisão preventiva, 21 de prisão temporária e 9 de condução coercitiva
8ª fase (14/01/2015) – PF cumpre um mandado de prisão preventiva.
9ª fase (05/01/2015) - PF cumpre 62 mandados judiciais em São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Santa Catarina.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/9497/visualizar/