Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍCIA
Sexta - 13 de Março de 2015 às 08:53
Por: G1

    Imprimir


 Os grafiteiros detidos em janeiro deste ano pela arte urbana feita na trincheira do Santa Rosa, em Cuiabá, devem pagar, cada um, uma multa de um salário mínimo à Justiça pelo ato. A decisão ocorrey durante audiência de conciliação entre os grafiteiros e o Juizado Especial Criminal de Cuiabá.

Segundo o advogado de uma dos grafiteiros, Levy Rabone, o ato foi classificado como dano ao patrimônio público. O total da multa é de R$ 1.448,00.

O grafiteiro André Gorayeb disse que achou a decisão de certa forma injusta. “Eu acho difícil pagar essa quantia de dinheiro, não é justo”. Com o intuito de pagar a multa, os grafiteiros iniciam na internet uma campanha para arrecadar doações.

Até o momento, eles já arrecadaram o valor de R$ 210. O prazo para pagar a multa termina no domingo (15).

No mês de janeiro deste ano, cerca de 50 pessoas interditaram o trânsito na Avenida Miguel Sutil, na capital, em forma de protesto à detenção dos dois grafiteiros. A manifestação parou o trânsito na pista com sentido à região da rodoviária, no trecho da trincheira próximo ao viaduto que passa sobre a Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA). Por cerca de duas horas os manifestantes ficaram grafitando as paredes da trincheira com frases e desenhos. Não houve registro de incidentes envolvendo o protesto.

Após o incidente, o governo de Mato Grosso informou que pretendia abrir diálogo com os grafiteiros e órgãos da Segurança Pública do estado, Assembleia Legislativa, prefeitura de Cuiabá e Câmara de Vereadores da capital, para buscar a regulamentação da atuação dos artistas de rua. A proposta inicial do governo é criar editais para que os artistas candidatem seus desenhos e concorram a vagas para realizar suas obras.

No dia 22 de janeiro, o governo do estado elogiou, por meio de uma rede social, uma arte urbana feita na trincheira Jurumirim, com os dizeres: “Aos poucos, com o cuidado que faltava, o cinza vai ganhando novos traços e cores neste estado”. Mas, na madrugada do dia 25 de janeiro, a Polícia Militar deteve duas pessoas por estarem grafitando na trincheira do Santa Rosa. Os grafiteiros disseram, também por meio das redes sociais, que os policiais militares agiram com truculência.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/9528/visualizar/