Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Quarta - 11 de Março de 2015 às 23:00
Por: Redação TA c/ Ascom PJC

    Imprimir


Operação Impacto lançada por Taques nos primeiros dias de sua gestão com objetivo de fazer um confronto à criminalidade
Operação Impacto lançada por Taques nos primeiros dias de sua gestão com objetivo de fazer um confronto à criminalidade
Com foco na prevenção e redução dos índices criminais no Estado, especialmente nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande, a Secretaria de Segurança Pública (Sesp) realiza, desde o dia 6 de janeiro, a grande operação Impacto, subdividida em três operações: Start, Asfixia e Precisão.

Do dia 6 de janeiro até o último dia 8 de março, a Polícia Militar abordou 140.507 pessoas, 42.940 veículos, 60.943 motos, 3.278 pessoas foram conduzidas às Delegacias de Polícia, 205 mandados de prisão foram cumpridos, 3.855 veículos foram apreendidos, 303 veículos e 407 motos foram recuperados e 201 armas de fogo foram retiradas de circulação.

Já o Corpo de Bombeiros realizou 272 vistorias à estabelecimentos, 213 notificações foram expedidas e oito interdições. A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) teve 517 perícias solicitadas, sendo 514 com laudos já concluídos.

A Polícia Judiciária Civil instaurou 448 inquéritos, 67 mandados de busca foram efetuados, 87 mandados de prisão cumpridos, 34 armas de fogo apreendidas e 275 prisões realizadas.

A Operação Impacto foi lançada pelo governador Pedro Taques nos primeiros dias de sua gestão com objetivo de fazer um confronto ostensivo à criminalidade.

Todas as ações da grande operação são respaldadas pelo serviço integrado de Inteligência da Segurança Pública (da Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Sistema Prisional).

Operações

A operação Start marca a presença das forças policiais do Estado nas ruas das principais cidades. Inúmeras blitzes são montadas em locais e horários imprevistos e os policiais ficam prontos para agir em qualquer situação que se apresente.

De acordo com o secretário Executivo de Segurança Pública, Fábio Galindo, a intenção é marcar presença. “A população merece saber que está segura e a sensação de segurança, por si só, já reduz a criminalidade”, disse.

Paralela à Start, a Segurança também realiza a operação Asfixia. Nesta, estratégias da equipe de Inteligência são colocadas em prática. Após um mapeamento das principais áreas de criminalidade das cidades de Mato Grosso, todas as forças policiais do Estado (Polícia Militar, Polícia Civil, ROTAM, BOPE e GOE) fecham bairros e fazem um verdadeiro limpa em pontos usados por criminosos.

Já a operação Precisão é baseada em um mapeamento das áreas mais perigosas. As forças policiais são deslocadas para pontos específicos no objetivo de capturar os chamados “chefes do crime”. Para tanto são cumpridos mandados de busca e apreensão, além de mandados de prisão.

Também compõe a grande operação Impacto, a operação Interior Seguro, na qual as ações previstas na operação Asfixia são levadas aos municípios do interior do Estado.

O balanço final das operações será divulgado após os 100 dias.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/9561/visualizar/