Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADANIA
Terça - 10 de Março de 2015 às 13:37
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 A acessibilidade de pessoas com deficiência a prédios públicos foi um dos principais temas discutidos em reunião realizada nesta segunda-feira (09.03), entre o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Márcio Frederico de Oliveira Dorilêo, e membros do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Pessoas Com Deficiência (Conede).

Uma das primeiras decisões tomadas após reunião foi solicitar ao setor de engenharia que providencie as adequações no prédio do conselho, visando assegurar a acessibilidade. Ficou decidido ainda que o Conselho se reunirá na sexta-feira (13.03). Hoje o Conede atua como entidade consultiva, de acompanhamento e fiscalizadora, e a intenção é transforma-lo em conselho deliberativo.

“O Conselho é parceiro do governo, não de dizer amém: é parceiro de coobrigação. As ações que são voltadas para a pessoa com deficiência passando pelo crivo do conselho é mais uma responsabilidade nossa”, explicou o presidente do Conede, Marcione Pinho.

Dorilêo avaliou que os conselhos são as instâncias maiores de discussões e ampliações de cidadania participativa. “É de extrema importância que cada Conselho divida conosco seus problemas também, pois eu, enquanto gestor da pasta, preciso destas informações para que possamos nos auxiliar na busca de soluções”.

O secretário contou que, por ter participado de muitos colegiados, tem a crença de que nestes debates residem as soluções. “Eu venho de conselhos e da própria Ordem dos Advogados, da militância enquanto cidadão, e por isso acredito, com muita confiança, que debates, muitas vezes até simples, são a solução para problemas complexos”.

O gestor apontou a contribuição de cada um como primordial. “O pensamento pluralista, a ideia de diversidade é fundamental para encontrar soluções, então tenham em nós aqui novos colegas/parceiros, desses entendimentos, dessas deliberações e das cobranças também”.

O secretário Adjunto de Justiça, Luiz Fabrício de Vieira Neto, responsável pela Secretaria-Executiva dos Conselhos (Copen), esteve presente a reunião.




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/9590/visualizar/