Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Sexta - 06 de Março de 2015 às 07:41
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 O deputado Emanuel Pinheiro (PR) cobrou do presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), Roger Jarbas, esclarecimentos sobre o fechamento de postos de atendimento. No total, foram interrompidas 10 unidades de atendimento, transferindo praticamente toda demanda à sede do órgão, em Cuiabá. O fato em si tem proporcionado longas filas, além da falta de equipamentos, como lacre veicular.

Pinheiro foi responsável pelo convite do presidente da autarquia, que esteve no Legislativo nesta quarta-feira (4), para esclarecer as medidas adotadas neste início de gestão. Atualmente o órgão sofre com a greve promovida pelo Sindicato dos Servidores do Detran (Sinetran), que teve início na segunda-feira (2). 

“A situação tem gerado muitas reclamações, que vão da demora no atendimento à burocracia. O usuário é alvo de transtorno todo dia em função do fechamento das unidades de atendimento. Temos que rever essa situação urgentemente”, disse o deputado.

Outro assunto que esteve na pauta foi à publicação do calendário da banca examinadora, em especial, os exames do interior do estado. O deputado informou que o presidente do órgão se comprometeu em anunciar (na próxima semana) o calendário 2015.

Pinheiro cobrou explicações sobre a retirada da emissão do RENACH das auto-escolas. O deputado acredita que a medida inviabiliza a prestação dos serviços à sociedade. Em sua opinião, os centros de formação de condutores são uma extensão do Detran, que devem ser tratadas como praceiros. A biometria também foi colocada em discussão.

Trata-se de uma reivindicação antiga na qual a autarquia se comprometeu discutir com os empresários do setor. Em se tratando da greve da categoria, o assunto será discutido em assembleia, com representantes do Poder Legislativo, do governo, e do Sinetran.

A reunião acontece hoje na sede da autarquia, no Centro Político Administrativo, em Cuiabá. Após os esclarecimentos da atual gestão, o deputado Emanuel Pinheiro recebeu em seu gabinete, o presidente do Sindicato dos Centros de Formação de Condutores (SINDCFC), Djalma Nogueira de Souza.Na ocasião, ele agradeceu o empenho do parlamentar, que tem buscado medidas a favor do Departamento Estadual de Trânsito.

De acordo com o sindicato, 840 servidores representam 40% do ideal para o Detran atender a população. Por isso, a única reivindicação da categoria é para a realização de um concurso público para aproximadamente 500 vagas.

Apenas 30% do total efetivo estão mantendo os serviços nas 62 Ciretrans (Circunscrição Regional de Trânsito) e oito agências VIP do Estado.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/9645/visualizar/