Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Quinta - 05 de Março de 2015 às 08:30
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 Cerca de 70 profissionais da Segurança Pública dos municípios que compõem a Comarca de Barra do Garças participaram de mais uma capacitação promovida pela Rede de Enfrentamento da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher. O curso, realizado nos dias 26 e 27 de fevereiro, contou com a participação oficiais da Polícia Militar, policiais civis, escrivães, investigadores, delegados de polícia e servidores do Instituto Médico Legal.

Durante o evento, a promotora de Justiça Luciana Rocha Abrão, que atua no combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher em Barra do Garças, proferiu palestra sobre "Questões Práticas da Lei Maria da Penha" e a presidente da Rede de Enfrentamento e Assistente Social do Ministério Público, Annelyse Cristine Cândido Santos, também apresentou um balanço sobre as atividades desenvolvidas pelo grupo.

A programação da capacitação incluiu dinâmica com a participação de psicólogos que abordaram um atendimento mais humanizado às vítimas de violência. Foram realizadas, ainda, oficinas e relatos de experiências, com a participação do coordenador estadual da Rede cidadã da PM/MT,Ten Cel Nivaldo José de Arruda; da a psicóloga e assistente social da delegacia de Chapada dos Guimarães, Flávia Baeta e Luciana Amado, e do delegado Bruno Barcellos, que atua na Delegacia Especializada do Adolescente de Várzea Grande.

WORKSHOP:

No dia 06.02, integrantes da Rede de Enfrentamento também participaram de um workshop com o tema “Violência doméstica contra a mulher: a construção de uma relação não violenta”.


“O evento foi um momento de apresentação da Rede e oxigenação de ideias. Os participantes sugeriram para 2015 a realização de oficinas sobre temas como ‘Sentidos da Violência Doméstica contra a Mulher’, ‘Conceito de Gênero e Violência’ e “Atendimento Psicossocial às Mulheres em Situação de Violência e aos Autores do Fato”, adiantou a presidente do grupo.

A Rede de Enfrentamento da Violência Doméstica e Familiar de Barra do Garças e Pontal do Araguaia é formada pelo Ministério Público, Defensoria Pública, OAB, Poder Judiciário, Polícia Judiciária Civil, Polícia Militar, Secretaria de Educação, Secretaria de Assistência Social, Secretaria Municipal de Saúde de Barra do Garças, Escritório Regional de Saúde - Barra do Garças, Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres de Pontal do Araguaia, CRAS, CREAS e CAPS’AD. Também integram o Grupo a Universidade Federal de Mato Grosso – Campus do Médio Araguaia, UNIVAR, Faculdade Cathedral e a Universidade Anhanguera.




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/9668/visualizar/