Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADANIA
Segunda - 02 de Março de 2015 às 08:40
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 A Prefeitura de Cuiabá recomeçou nesta semana as atividades do Programa Consultório na Rua, que estava desativado desde 2011. O programa visa  atender usuários de álcool, crack e outras drogas. 

O Consultório na Rua é um programa da Secretaria Municipal de Saúde, através da Diretoria de Atenção Básica, em parceria com o Ministério da Saúde, na tentativa de redução de danos à pessoa que vive na rua. “Levamos um atendimento itinerante, uma vez que esse grupo de pessoas não busca o atendimento nas unidades básicas de saúde”, explicou a coordenadora do programa, a assistente social Vera Lúcia Ferreira da Silva.

O Consultório na Rua funciona em um veículo tipo van, que fica estacionado em praças da capital onde existem pessoas nessa situação. Nele trabalham oito pessoas, entre elas um médico, um assistente social, um psicólogo, enfermeiro, agente social, técnico de enfermagem e técnico em saúde bucal.

O trabalho é realizado às segundas e quartas-feiras, entre as 18h e a meia-noite, e nas  terças e quintas-feiras, das 13h às 19h. Nesta primeira semana os trabalhos se desenvolveram nas Praças Luiz Caetano de Albuquerque, no bairro do Porto e Ipiranga, na região central.

O veículo fica estacionado no centro da praça para as consultas dos que o procuram. Um agente social sai também em busca de pessoas  nas proximidades que apresentem sinais de necessidade de atendimento.

No local é feita a aferição de pressão e teste de glicose antes da consulta médica, caso esta seja necessária. Pode haver também encaminhamento para alguma questão em que seja preciso atendimento especializado. Além do atendimento médico as pessoas recebem orientação psicológica e assistência social.

Num segundo momento serão realizadas atividades culturais e educativas que consistirão em palestras, jogos de memória, apresentação lúdica, vídeos, filmes educativos, entrega de preservativos feminino e masculino e kit bucal. Também serão dadas orientações aos usuários de álcool e drogas dos danos causados pelo uso excessivo de substâncias químicas e outros.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/9735/visualizar/